Mais de 200 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Clóvis Hugueney Neto tiveram uma manhã especial nessa terça-feira (04.10.2022) com a ‘Rota do Bem’, que contou com a presença de colaboradores da Rota do Oeste e uma equipe de recreação. Esta foi a primeira edição do evento que tem o objetivo de abordar e estimular o valor da de integridade com as crianças de 4 a 11 anos.
As crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental matutino da Escola Clovitto, como é conhecida a EMEB, participaram de diversas apresentações e brincadeiras interativas com o intuito de ‘aprender brincando’ sobre valores como respeito, compromisso, solidariedade, honestidade e ética. As atividades foram oferecidas pela Concessionária Rota do Oeste para levar os valores praticados na empresa para os mais novos. A gerente de Conformidade da Concessionária, Laura Arruda, explica que o caráter ético das pessoas começa a ser formado ainda na infância, comprovando a relevância da ação. “Alguns aprendizados da infância nos moldam para sempre, por isso é necessário reforçar princípios e valores na primeira infância”, esclarece.
Como parte da programação, as crianças foram convidadas a passear por um circuito no pátio da escola que simulava o trajeto da BR-163/MT sob concessão da Rota do Oeste, saindo de Itiquira e chegando a Sinop. Durante o percurso, a equipe de recreação utilizou teatro e música para ensinar às crianças os valores de Compromisso, Honestidade, Ética, Solidariedade e Respeito. A cada tema abordado, os alunos recebiam um adesivo indicando o valor adquirido. A manhã contou ainda com um lanche diferente e apresentação de teatro de fantoches.
A iniciativa da Concessionária foi recebida com muita alegria pela escola como conta a diretora Neuzalina Padro de Souza. “Entendemos como uma parceria positiva, já que a responsabilidade de cuidar das crianças é de todos. Ficamos muito felizes e gratos”, comenta. Tia Nina, como a diretora é chamada pelos alunos, comemora a realização da Rota do Bem, já que o tema é pouco explorado na escola.
O coordenador da EMEB, Jairo Souza também recebeu o projeto com entusiasmo, já que acredita na educação das crianças para uma mudança efetiva no futuro. “É com esse tipo de atitude que mudamos o futuro”, comenta. O coordenador destacou ainda a carência de ações educativas diferentes, vindas de parcerias, e a importância do trabalho da Rota. “Essas ações fazem falta aqui na unidade. Isso faz muita diferença, as crianças ficam alegres”, afirma.
Ao final das apresentações, as crianças receberam a recomendação de passar a mensagem aos familiares e responsáveis, espalhando ainda mais o conhecimento. A Rota do Bem deve ter outras duas edições ainda em 2022, sendo uma em cada trecho do traçado da BR-163.