O número de veículos parados com panes veiculares na BR-163/MT reduziu 13% durante o feriado prolongado de Ano Novo em comparação ao período de festas do Natal. Ainda assim, a Nova Rota do Oeste atendeu, em média, 120 veículos com problemas diversos por dia ao longo dos 850,9 quilômetros sob concessão, entre Itiquira e Sinop.
Na avaliação da Concessionária, a quantidade de veículos com problemas na rodovia poderia ser ainda menor se todos os condutores realizassem a manutenção preventiva antes de seguirem viagem.
Entre 29 de dezembro e 1º de janeiro, as equipes operacionais da Concessionária atenderam 479 motoristas que tiveram a viagem interrompida após os veículos apresentarem algum tipo de problema. No feriado de Natal, entre 22 e 25 de dezembro, foram 551 casos.
Do total de veículos estragados na BR-163 no último feriadão de 2023, 46% tiveram o caso solucionado ainda na rodovia pelas equipes da Nova Rota e puderam seguir viagem. O restante, 54%, precisou ser removido para um ponto de apoio.
O levantamento da Concessionária aponta que mais uma vez as panes mecânicas lideraram os motivos de viagens interrompidas com 35% dos atendimentos (313 casos). Em segundo lugar estiveram os problemas com os pneus (15 casos) e o terceiro motivo foram as panes secas ou falta de combustível com 9% (45 casos). As demais situações foram relacionadas a panes elétricas e superaquecimento dos motores (5%, cada).
Os atendimentos na BR-163/MT – entre Itiquira e Sinop – são custeados pelos valores arrecadados nas praças de pedágio. A presença das equipes operacionais foi reforçada pela Nova Rota do Oeste durante a operação Rota à Vista, realizada entre os feriados de Natal e Ano Novo. A medida consiste na realocação do aparato operacional em pontos estratégicos com foco na redução do tempo de resposta em casos de acionamento.