Bebê nasce às margens da BR-364 em Mato Grosso

Pouco antes de amanhecer, nesta terça-feira (09), a equipe de operações da Base do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) 04, no distrito de Santa Elvira, foi chamada para ajudar uma mulher em trabalho de parto a poucos metros dali. Em menos de 40 minutos Thiago Lucas já estava nos braços da mãe e dos profissionais do atendimento pré-hospitalar da Concessionária Rota do Oeste Adevanil, Domingos e Thais.

Thiago Lucas é a terceira criança a nascer às margens da rodovia desde que a Rota do Oeste deu início aos trabalhos do SAU. Em setembro do ano passado, os pequenos Arthur e Lucas Gabriel também chegaram ao mundo amparados pelos profissionais das equipes de resgate da Concessionária. Desta vez, passava um pouco das 5h de terça-feira (09) quando a avó do bebê chegou até a Base 04 e pediu ajuda para a equipe de plantão. Sua filha Josiane estava em trabalho de parto e precisava de ajuda.

As duas moram em Santa Elvira, distrito localizado às margens da BR-364, entre os municípios de Jaciara e Juscimeira. No local há somente um Posto de Saúde da Família que funciona em horário comercial e o atendimento pré-hospitalar é feito por ambulâncias que são encaminhadas dos municípios vizinhos. Como a Base da Rota estava mais próxima, a Concessionária atendeu ao chamado para transportar a mãe até o hospital de Jaciara.

A surpresa aconteceu no meio do caminho. O enfermeiro Adevanil Santos Rodrigues, que ajudou na realização do parto, conta que às 6h a mãe do bebê falou que a criança já iria nascer. “Pedimos para o Domingos parar em um local seguro e às 6h03 o menino já tinha nascido. Chorando e com bastante saúde, graças a Deus”.

Esta foi a primeira vez que o enfermeiro fez um parto  em uma unidade imóvel de saúde e conta que ajudar o próximo é maior recompensa que se pode ter. “Não trabalhamos por dinheiro apenas, mas para salvar vidas. Um trabalho como este faz tudo valer a pena”.

Para a enfermeira Thais Mayara Almeida, ajudar uma criança a nascer é uma emoção indescritível. “Quando vi o bebê chorando fiquei muito feliz. É um sentimento sem igual”.

Mãe e filho estão no hospital de Jaciara e devem receber alta nos próximos dias. Thiago Lucas nasceu forte, com 3 kg e passa bem. Ele é o quarto filho de Josiane Mendes, 26, e o primeiro a nascer fora da maternidade. “Eu não sabia que ele já iria nascer, pois estava com 35 semanas ainda. Se não fosse a equipe da Rota do Oeste não sei o que iria acontecer”.

O gerente de tráfego da Rota do Oeste, Fernando Milléo destaca o comprometimento de todos no salvamento dessas vidas. “Nossas equipes são treinadas para resgatar a vida de vítimas de acidentes, trazer alguém para a vida é inusitado, mas muito gratificante”.

Atendimento de Emergência

A Concessionária Rota do Oeste disponibiliza aos usuários da BR-163/364 em Mato Grosso 18 unidades móveis de saúde, uma a cada 50 km. São 13 ambulâncias de resgate e mais cinco ambulâncias UTI que contam, além de toda a estrutura de equipamentos, com profissionais da saúde e um médico para atendimentos mais graves.

O socorro pré-hospitalar aos usuários da rodovia é uma exigência contratual e tem objetivo de reduzir o tempo de espera por um atendimento especializado e encaminhamento até a unidade de saúde mais próxima. Por isso, é muito importante que todas as equipes estejam sempre à disposição para atender às vítimas que estão em trânsito ou que necessitam de atendimento de urgência. Em casos de atendimento clínicos ou consultas médicas, o mais recomendável é que o paciente procure uma unidade de saúde instalada na região onde mora ou acione os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima