Nova Rota do Oeste altera fluxo entre os quilômetros 601 e 609 com conclusão de obras
A Nova Rota do Oeste libera, neste domingo (04/05), a partir das 15h, o tráfego em pista dupla na BR-163/MT, no trecho compreendido entre os quilômetros 601 e 609, em Nova Mutum. A medida integra o cronograma de duplicação da rodovia, iniciado após o Governo do Estado de Mato Grosso assumir o controle acionário da concessionária.
O trecho passou por obras de recuperação no pavimento da pista existente e recebeu nova sinalização vertical e horizontal, oferecendo maior fluidez, conforto e segurança aos motoristas que circulam pela região. Mesmo com a liberação do fluxo de veículos em pista duplicada, por enquanto, não haverá alteração no acesso à Inpasa e à Bungue e em relação ao retorno situado no km 606 da BR-163, de acesso a Nova Mutum. Essa mudança ocorrerá somente com a conclusão da estrutura em construção no km 610.
De acordo com o gerente de Obras da Nova Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, além da construção da nova faixa de rolamento, a concessionária também realizou melhorias na via já existente. “Concluímos os serviços neste segmento, que passa a operar em pista duplicada. Seguimos com a implantação de dispositivos e retornos ao longo do trecho, por isso é fundamental que os condutores respeitem os limites de velocidade e a sinalização nas áreas onde os trabalhos continuam”, ressalta.
Atualmente, a BR-163 no trecho norte conta com cinco frentes de duplicação em andamento, abrangendo o percurso entre Diamantino e Sinop. As obras foram iniciadas em julho de 2023, e a expectativa é que até o final de 2024 sejam entregues 100 quilômetros de pista duplicada entre Diamantino e Nova Mutum.