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Campanha Dois Pontos reduz em 31% número de colisões traseiras em Sinop

Iniciativa inédita no Brasil está em teste há 2 meses na travessia urbana da BR-163

O número de colisões traseiras na BR-163 em Sinop reduziu 31% após a Nova Rota do Oeste iniciar a campanha Dois Pontos para a Segurança na travessia urbana da cidade.  A iniciativa é inédita no Brasil e o resultado prévio identificado pelo monitoramento da Concessionária – de 1º de julho a 30 de setembro deste ano – sinaliza para a expansão do projeto para outros trechos.

O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, lembra que o trecho urbano da BR-163, em Sinop, foi o escolhido para receber o projeto em caráter experimental por ser a região com maior índice de colisões traseiras no segmento sob a responsabilidade da Concessionária, de Itiquira a Sinop.

“A iniciativa é inovadora no Brasil e o nosso interesse é testar por um período de seis meses e, dependendo do resultado, ampliar para outros trechos mapeados da rodovia. Até o momento, estamos satisfeitos com a redução de acidentes e já estamos estudando a ampliação do projeto. É importante lembrar que a inspiração para iniciarmos a campanha vem de boas práticas adotadas em outros países, como os Estados Unidos e Holanda”, comenta.

A campanha Dois Pontos para a Segurança busca chamar a atenção dos motoristas para a distância mínima do veículo à frente. Para isso, a Nova Rota fez uma sinalização especial na rodovia, entre o km 826 e o km 835, indicando no asfalto os pontos de distância. Ainda como parte da ação, foi feito reforço na quantidade de placas indicativas sobre o tema.

Conforme o diretor, os testes iniciaram com a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o trabalho vem recebendo elogios em eventos relacionados à segurança viária em todo o Brasil.  “Nós estamos levando a informação para o cotidiano dos motoristas. Os Dois Pontos sinalizados na pista funcionam como um lembrete recorrente dessa prática ensinada na autoescola, mas que muitos acabam esquecendo no dia a dia”.

Aliado à distância mínima do veículo à frente, a velocidade praticada dentro dos limites estabelecidos para a via percorrida também é apontada como medida de segurança, assim como a manutenção dos veículos, especialmente os freios e, no período de chuva, principalmente, as condições e conservação adequadas dos pneus. “Se aliarmos essas práticas de segurança, conseguiremos reduzir ainda mais o índice de ocorrências”.

 

 

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