A duplicação da BR-163/MT, especificamente no trecho entre Sorriso e Sinop, bateu um recorde nacional de qualidade ao atingir o melhor índice de conforto já registrado no Brasil e recebeu o Prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras. A entrega do troféu ocorreu nesta quinta-feira (16.10) ao governador Mauro Mendes, ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e ao diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa.
O reconhecimento, concedido pela MOBA – empresa de equipamentos e automação para infraestrutura – é referente à qualidade e ao conforto alcançados na obra de implantação da pista duplicada, que atingiu Índice de Irregularidade Internacional (IRI) médio de 0,58 m/km – quanto menor, melhor – em um trecho de 10 km. A média das demais entregas de duplicação realizadas pela Nova Rota do Oeste é de 1,2 m/km, índice que já é reconhecido internacionalmente como pavimento de excelente qualidade, conforme parâmetros da convenção internacional (vide tabela de referência abaixo).
Para o governador Mauro Mendes, o resultado é motivo de orgulho por colocar Mato Grosso no mesmo patamar das melhores rodovias do mundo. “Fico muito feliz por estarmos entregando uma rodovia com muita qualidade e segurança para a vida dos mato-grossenses. Receber esse prêmio coroa toda a competência técnica dos profissionais envolvidos nessa obra”, afirmou.
De acordo com a gerente-geral da MOBA na América Latina, Patrícia Herrera, é a primeira vez que uma rodovia brasileira alcança um índice tão baixo. “Estamos acostumados com esse padrão de qualidade na Alemanha, que tem a melhor malha rodoviária do mundo. No Brasil, é inédito. Acompanhamos a evolução da pavimentação no país há 10 anos e nunca tínhamos encontrado um IRI tão baixo. Essa qualidade é importante para o país como um todo”, destacou.
O desempenho alcançado reflete a exigência técnica adotada pela Nova Rota do Oeste, conforme explica o diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa. “Todo o trabalho que desenvolvemos é focado na qualidade das entregas e na aplicação das melhores tecnologias. Incluímos essas exigências nos contratos e agora colhemos resultados excelentes, como esse reconhecimento. Já tínhamos a maior obra rodoviária do país e agora temos também a rodovia mais confortável”, ressaltou.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, também destacou o avanço obtido desde o início da concessão. “Saímos de uma rodovia que mal conseguia tapar buracos para o reconhecimento de melhor trecho rodoviário do Brasil. Esse prêmio é fruto do esforço das equipes desde 2023 para entregar uma rodovia cada vez melhor”, afirmou.
Obras – As obras com os melhores resultados são executadas pelo Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT), formado pelas empresas Pedrisa Pavimentações e Neovia Engenharia.
O IRI desse segmento da rodovia mato-grossense supera até mesmo o padrão exigido para algumas pistas de automobilismo profissional, que estabelecem índice mínimo de 1,00 m/km.
Atualmente, a Nova Rota do Oeste conta com oito lotes de duplicação em execução, de Cuiabá a Sinop, desenvolvendo a maior obra rodoviária em andamento no Brasil.
Análise e premiação – A avaliação da qualidade do pavimento foi realizada pela empresa especializada T-Road Engenharia. Além do alto padrão da BR-163, outro dado que chama a atenção é a consistência do resultado, o que garante maior segurança viária, conforto aos motoristas e aumento da durabilidade do pavimento.
Para chegar a este desempenho foi exigida a adoção da tecnologia de nivelamento automatizado MOBA Big Sonic-Ski, acoplada às vibroacabadoras. A tecnologia assegura espessura uniforme da camada asfáltica e elimina irregularidades da base. O rigoroso processo de controle de qualidade, aplicado desde a fundação da pista até a camada final, também foi determinante para o resultado.
Sobre o IRI – O Índice de Irregularidade Internacional é uma medida padrão da qualidade da superfície de um pavimento. Quanto menor o valor, mais liso é o pavimento. O indicador é essencial para o conforto ao dirigir, a redução do desgaste dos veículos e o aumento da segurança nas vias. A MOBA é responsável por equipamentos, como o Big Sonic-Ski, que utilizam sensores e automação para garantir maior precisão na execução das camadas asfálticas.
🚗 Faixas típicas de IRI (valores de referência)
Condição do pavimento | IRI (m/km) | Situação prática |
Excelente | < 1,5 | Rodovia nova ou recém-restaurada |
Boa | 1,5 – 2,5 | Boa dirigibilidade |
Regular | 2,5 – 3,5 | Conforto reduzido |
Ruim | 3,5 – 5,0 | Pavimento irregular |
Péssima | > 5,0 | Desconfortável e potencialmente insegura |