Programação da Nova Rota segue nesta sexta-feira (26) com o 12º Simulado de Sinistro com Produtos Perigosos
Concessionárias de rodovias estaduais e federais de Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros participaram, na manhã desta quinta-feira (25.06), do painel Desafios, Inovações e Boas Práticas na Operação de Rodovias, liderado pela Nova Rota do Oeste durante a programação do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
Segundo o diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota do Oeste, Wilson Ferreira, o encontro marca o início das atividades de um grupo de trabalho formado por empresas do setor para promover a troca de experiências e boas práticas, com foco na qualificação dos serviços prestados aos usuários das rodovias e no fortalecimento da segurança viária.
“Essa troca de experiências é importante para entendermos o sistema rodoviário como um todo, incorporando os pontos positivos e as boas práticas já implementadas pelas concessionárias, além de compartilharmos as ações que têm apresentado bons resultados”, destaca.
O painel contou com representantes da Rota dos Grãos (responsável por 140 km da MT-163), SPS (113 km da MT-235), Via Brasil (1.009 km da BR-163/MT/PA e BR-230/PA), Corpo de Bombeiros Militar (região norte) e Nova Rota do Oeste (850,9 km da BR-163/MT), que também atuou na mediação do debate.
Entre os temas discutidos estiveram a implantação do sistema de pagamento por meio do free flow, a conectividade 4G, a integração e a comunicação entre concessionárias, os atendimentos às vítimas de sinistros e as ações voltadas à segurança viária.
O Programa Legado, tema central da participação da Nova Rota no Conesv, também esteve entre as pautas apresentadas. A iniciativa tem como foco a segurança viária em diferentes frentes de atuação, abrangendo públicos de todas as idades, desde crianças até caminhoneiros. Atualmente, a Nova Rota desenvolve seis projetos: Parada Legal, Pare Pela Vida, Rota do Bem, Toda Vida Importa, Condutores do Amanhã e Rota em Ação.
Este é o segundo painel com participação ativa da Nova Rota do Oeste no Conesv. O primeiro ocorreu na abertura do evento, nesta quarta-feira (24.06), e abordou o tema Rodovias mais seguras: integração operacional e novas estratégias para redução de sinistros.
Simulado
Nesta sexta-feira (26.06), a Nova Rota do Oeste realizará o 12º Simulado de Sinistro com Produtos Perigosos, com início às 14h30. A atividade é promovida anualmente para alinhar os procedimentos de atuação em ocorrências de grande porte na BR-163.
Neste ano, a Concessionária simulará um sinistro com múltiplas vítimas envolvendo veículos de carga e transporte de passageiros, com a participação integrada de instituições que atuam nesse tipo de ocorrência nas rodovias, entre elas Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Sema, Politec, Polícia Civil, Defesa Civil, PRF, Med+, ANTT, Energisa, Ciopaer, Evoglo Transporte e RG Response.
