Comissão Tripartite reúne ANTT, Concessionária e representantes da sociedade de MT
Segurança nas obras de duplicação e resultados das medidas aplicadas para a redução de acidentes na BR-163 foram temas discutidos no 5º encontro da Comissão Tripartite. A comissão reúne representantes da sociedade e dos usuários da rodovia, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a diretoria da Nova Rota do Oeste, Concessionária controlada pelo Governo de Mato Grosso e responsável pela administração da BR-163/364 entre Itiquira e Sinop. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá, nesta quarta-feira (26), e teve como objetivo principal promover um diálogo aberto para o aprimoramento da concessão.
Durante a reunião, a Nova Rota apresentou o cronograma de duplicação para o ano de 2025 e revelou o objetivo de superar o volume de entregas de obras realizadas no ano anterior, quando a Concessionária liberou 100 quilômetros de pistas duplicadas na BR-163. Com a Comissão, os representantes dos usuários tiveram a oportunidade de questionar detalhes dos projetos desenvolvidos em cada contrato de duplicação e esclarecer dúvidas sobre o cronograma e o impacto das intervenções das obras no cotidiano dos usuários da rodovia.
O Coordenador Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Haroldo Maia, enfatizou a satisfação da Agência com a celeridade das obras e com a previsão de entregas para o ano. Haroldo lembrou que a Comissão Tripartite foi criada logo após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a ANTT e tem como objetivo esclarecer dúvidas e abrir um espaço de debate com a sociedade. Desde então, temas discutidos pelos membros da Comissão foram pauta em audiência pública e incluídos no contrato de concessão da Nova Rota, por meio da Revisão Quinquenal, como a construção de uma área de escape e a duplicação da BR-364 no trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste.
Orlando Vila, coordenador técnico da comissão de logística da Aprosoja, presente desde a primeira reunião, elogiou o compromisso da Concessionária em atender às demandas dos membros da Comissão. “Com a Tripartite, temos a sensação de que o setor produtivo foi ouvido e nossos pedidos estão sendo atendidos. Há alguns anos, discutíamos os problemas da rodovia; hoje, o foco da discussão é a quantidade de entregas e obras em andamento no trecho”.
Além da duplicação, a Nova Rota também abordou as frentes de recuperação de pavimento com foco no período chuvoso, limpeza da faixa de domínio e instalação de novas sinalizações, serviços que fazem parte da rotina da rodovia e contribuem para a segurança viária. Além disso, apresentou os resultados das ações implementadas na rodovia para a redução de acidentes, como o programa Pare Pela Vida, que atua em parceria com a Polícia Rodoviário Federal na vistoria das condições de manutenção de veículos de carga, e as ações educativas desenvolvidas em empresas do setor de transportes de Maro Grosso.”
Membros representantes da sociedade: Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC-MT), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Mato Grosso (Fettremat), Federação das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros dos Estados de MT, MS e RO (Fetramar), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), Sindicato das Empresas de Transporte e Carga no Estado de MT (Sindmat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Rondonópolis e Região (SETCARR) e Movimento Pró Logística.