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Duplicação da BR-163/MT avança para etapa de terraplanagem; confira imagens

A obra de duplicação da BR-163, em Diamantino, já está na fase de terraplanagem e, neste primeiro momento, vai abranger um trecho de 15 quilômetros. A retomada da ampliação de capacidade da rodovia, ao norte do estado, era um sonho antigo da população, que foi possível após a troca de controle da Concessionária Nova Rota do Oeste, em 4 de maio deste ano, quando o Governo de Mato Grosso assumiu o contrato de concessão, por meio da MT Par, e aportou R$ 1,2 bilhão.

A obra é executada pelo Consórcio Construtor da BR-163/MT, vencedor da licitação realizada pela Nova Rota do Oeste, e teve início com a limpeza da faixa de domínio para remoção da vegetação existente. Atualmente, paralelo ao andamento da terraplanagem, está sendo executado o sistema de drenagem. Após essa etapa, os serviços entram na fase de construção da subbase, base e pavimentação.

Neste primeiro lote, serão investidos R$ 618 milhões na construção de 86 quilômetros de pista nova, entre Diamantino e Nova Mutum (do km 507 ao km 593), e recuperação da mesma extensão da pista já existente, além da construção de acostamento, canteiro central, obras de arte (viadutos, retornos, pontes), implantação de sinalização horizontal. A previsão para conclusão total desta etapa de duplicação é de 24 meses, sendo que 36 quilômetros devem ser entregues para uso dos motoristas ainda no primeiro ano. 

Para o segundo ano de trabalho, está prevista a conclusão dos serviços até Nova Mutum, construção de duas pontes (uma sobre o rio Arino e outra sobre um afluente) e mais dois viadutos no km 572 e no km 592, já em Nova Mutum.

Os prazos e investimentos constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Concessionária e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto global prevê a duplicação de cerca de 466 quilômetros da rodovia de Várzea Grande a Sinop, construção de 34 obras de arte especiais (viadutos e trevos), sete passarelas, recuperação da pista existente, entre outros elementos voltados à segurança viária. Para atender a todas as demandas do TAC é previsto um investimento de R$ 7,5 bilhões em um prazo máximo de 8 anos.

Plano de ataque – Desde que assumiu o controle da Nova Rota do Oeste, o Governo de Mato Grosso e a MT Par colocam em prática o plano de ataque previsto para melhorar a trafegabilidade na BR-163. Em dois meses foram anunciados R$ 820 milhões em investimentos, sendo R$ 202 milhões em manutenção e outros R$ 618 milhões em duplicação.

Um dia após a troca de controle, foi dado início à recuperação do pavimento entre Cuiabá e Sinop com a assinatura de cinco ordens de serviço. Menos de dois meses depois, foi assinada a ordem de serviço para duplicação do primeiro trecho, a partir de Diamantino.

Também como parte do plano de ataque estão a assunção do trecho da BR-364 – de Cuiabá a Rondonópolis – que está em recuperação e cerca de R$ 4 milhões são investidos por mês; e ainda a readequação viária da travessia urbana de Sinop, onde serão construídos dois viadutos com obras previstas para iniciar no segundo semestre de 2023.

 

   

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