O Governo do Estado de Mato Grosso autorizou a Nova Rota do Oeste a iniciar a contratação da empresa que vai executar o projeto do Trevão de Rondonópolis, importante entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364. A reunião de assinatura do documento ocorreu na manhã desta quarta-feira (08.10), no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchoa, prefeito de Rondonópolis, Claudio Ferreira de Souza, deputados e vereadores.
No encontro, o governador Mauro Mendes destacou a importância do desenvolvimento logístico de Mato Grosso e reforçou o empenho para atender às demandas relacionadas à BR-163, lembrando que muitas questões não faziam parte do contrato de concessão da Nova Rota, mas foram incluídas para solucionar de vez os gargalos da rodovia — o Trevão de Rondonópolis era um deles.
A obra não fazia parte das obrigações originais da Concessionária e foi incluída em janeiro deste ano, durante a Revisão Quinquenal. O diretor-presidente da Nova Rota, Luciano Uchoa, reforçou que o projeto está em análise para aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, paralelamente, a empresa trabalha para contratar a executora e lançar a obra até o final deste ano. “Existe um processo a seguir e estamos cumprindo todas as etapas, buscando sempre a celeridade para que a obra inicie em breve.”
Para o prefeito de Rondonópolis, Claudio Ferreira, a autorização para contratação da empresa que vai executar o projeto do Trevão representa um momento de muita alegria para a maior cidade do sul do Estado. Ele destaca que tem investido na travessia urbana de Rondonópolis e está empenhado em levar ainda mais desenvolvimento para a cidade. “O Trevão é um sonho antigo de todos nós e agora vemos que se tornará realidade.”
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, complementou que, além do Trevão em Rondonópolis, a Concessionária tem frentes de trabalho que contemplam a região sul de Mato Grosso, como a construção da área de escape na Serra de São Vicente, a restauração da BR-364 (de Cuiabá a Rondonópolis), a iluminação da travessia urbana da cidade e, em breve, a recuperação de vias paralelas à BR.
Projeto do Trevão – O projeto, desenvolvido pela Nova Rota, representa a solução definitiva para um dos principais gargalos logísticos do Estado, eliminando conflitos viários no encontro das duas rodovias federais mais importantes de Mato Grosso. A iniciativa contempla não apenas o tráfego de longa distância, mas também a mobilidade urbana da região, beneficiando moradores e empresários do entorno.
A proposta prevê a construção de um complexo viário com quatro passagens elevadas, uma rotatória e alças de acesso em nível e em desnível, organizando de forma eficiente e definitiva o fluxo de veículos. Com o novo desenho, o tráfego de longa distância da BR-163 (sentidos norte e sul) e da BR-364 (sentido norte) será direcionado para dispositivos em desnível, garantindo fluidez e reduzindo a interação com o tráfego urbano. Já a rotatória atenderá às demandas locais, permitindo acessos diretos tanto à BR-163 quanto à BR-364, em ambos os sentidos, sem a necessidade de percursos adicionais.
Essa obra, aguardada há décadas, foi incorporada ao contrato de concessão em janeiro deste ano, por meio da 1ª Revisão Quinquenal aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão é de que o novo Trevão assegure níveis satisfatórios de serviço por mais de 20 anos, ampliando a segurança viária e fortalecendo a infraestrutura logística do Estado.