A Concessionária Rota do Oeste vai implantar mais seis radares no trecho da BR-364, entre Jaciara e Cuiabá, durante os meses de fevereiro e março. A medida de segurança viária atende à uma solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e está de acordo com a previsão em contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso haja interdição de tráfego, a empresa informará a data e local do bloqueio.
De acordo com o cronograma apresentado pelos órgãos do Governo Federal, serão instalados quatro equipamentos na Serra de São Vicente (km 346, km 347, km 348 e km 349) e dois em Jaciara (km 269). O serviço será realizado por empresa contratada pela Rota do Oeste e, posteriormente, os equipamentos passarão por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Após essa etapa, estarão aptos ao usa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgão responsável pela aplicação de penalidades aos condutores que circulam acima da velocidade permitida para cada região. Os valores são recolhidos aos cofres do Governo Federal. A Rota do Oeste não tem atribuição fiscalizadora, portanto não aplica multas.
Ao todo, desde o ano passado, a Rota do Oeste já instalou 46 equipamentos de monitoramento ou redutor de velocidade ao longo dos 850,9 quilômetros sob concessão. Todos foram aferidos pelo Inmetro e estão aptos para aplicação de penalidades pela PRF.
A recomendação da Concessionária aos motoristas da BR-163 é para que sigam a legislação de trânsito e não trafeguem em velocidade acima da permitida. O respeito ao limite de velocidade recomendado para cada trecho da rodovia garante a segurança de todos que estão viajando.