A Concessionária Rota do Oeste registrou movimento de mais de 377 mil veículos durante o feriado de carnaval no trecho sob concessão da BR-163/364 e 070, entre Itiquira-MT e Sinop-MT, uma média diária de 75 mil veículos trafegando nas rodovias.
O balanço final de Carnaval, que mobilizou as equipes de sexta-feira (17/02) até a terça-feira (21/02), revela que houve 564 atendimentos de socorro mecânico, durante o período, que incluem, desde problemas nos freios, falhas no motor e falta de combustível. Desse número, 311 veículos foram removidos pelos guinchos da concessionária e encaminhados ao ponto de apoio mais próximo, já 253 não precisaram de reparo e puderam seguir viagem.
O total de atendimentos médicos chegou a 185, com 17 encaminhamentos ao hospital. A Operação Carnaval registrou 77 acidentes, que deixaram 24 feridos e dois óbitos.
Segundo a gerente de Operações da Concessionária Rota do Oeste, Bárbara Nathane, o aparato operacional nesse feriado prolongado de Carnaval foi realocado para atender às ocorrências de forma célere.
“Durante o período de Carnaval foram deslocados recursos para os locais mapeados pela Concessionária com alto volume de fluxo previsto e possibilidades de atendimentos. Com essa mobilização, foi possível chegar antes que o tempo médio padrão nas ocorrências”, afirma a gerente.
Operação Rota à Vista
A Concessionária instaurou a operação Rota à Vista para intensificar o monitoramento feito pelas viaturas na rodovia e reduzir o tempo de passagem por cada local, especialmente nas regiões onde o movimento de veículos é mais alto. A Rota do Oeste também colocou o aparato operacional em pontos estratégicos, de acordo com o mapeamento da Concessionária, diminuindo o tempo de resposta em casos de acionamentos.