Ministro visita obras de duplicação da BR-163 e elogia serviços antes de pedágio

O Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitou na tarde desta quinta-feira (23) o município de Rondonópolis para verificar de perto o andamento das obras da Concessionária Rota do Oeste, executadas pela Odebrecht Infraestrutura, na BR-163. Passos vistoriou todo o trecho de 25 km em duplicação, que liga a cidade ao Terminal Intermodal de Cargas da ALL e ficou impressionado com o avanço. “Podemos perceber que os trabalhos estão adiantados, com frentes de trabalho em todo o trecho vistoriado”, comentou.

O ministro elogiou o modelo de concessão, com obrigações antes do início da cobrança da tarifa de pedágio. Para iniciar a cobrança de tarifa, prevista para o segundo semestre de 2015, a Rota do Oeste precisa iniciar os serviços de atendimento ao usuário, duplicar 10% da sua obrigação na obra, que são 45 km, e terminar a revitalização do entorno, pavimento e sinalização da pista existente. “O modelo proposto de concessão é exemplar ao permitir que as melhorias apareçam aos usuários antes da cobrança”, disse.

O início da duplicação por este ponto da rodovia é fruto de uma necessidade de estruturação viária para o escoamento da produção do Estado. Na última sexta-feira (17), foi iniciada a aplicação de asfalto na rodovia. Os trabalhos começaram no km 97, próximo ao trevo de acesso ao terminal da ALL.  O material, específico para resistir ao trânsito pesado, será aplicado em duas camadas e terá 10 centímetros de espessura, com uma durabilidade de cerca de dez anos.

Outro fator favorável do modelo de concessão, de acordo com o Ministro, é o valor da tarifa de pedágio proposto pela Concessionária, que é de R$ 2,66 por eixo a cada 100 quilômetros. “São valores módicos, que obedecem a política de oferecer serviços de qualidade a um custo acessível. Somos contra a cobrança de tarifas abusivas”.

Paulo Sérgio Passos chegou a Rondonópolis no início da tarde. Além das obras de duplicação até o terminal da ALL, ele também vistoriou as obras no trecho que liga a cidade a Jaciara, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Passos também visitou o canteiro de obras da Odebrecht Infraestrutura, onde foi apresentado um relatório dos trabalhos realizados e o planejamento das melhorias a serem executadas ao longo dos 30 anos de concessão. Ao fim da visita, Passos participou de uma coletiva de imprensa com jornalistas da região. 

 

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima