A manutenção da BR-163/364 e rodovia dos Imigrantes (BR-070) foi intensificada pela Concessionária Rota do Oeste no decorrer de 2021, quando a empresa utilizou 55% a mais de CBUQ se comparado com o ano passado. O aumento é reflexo de uma maior produtividade das equipes diante da mudança de estratégia e equipamentos adotados pela empresa. Além da recuperação e manutenção do pavimento, a Concessionária atuou na conservação (remoção de vegetação e lixo às margens da rodovia).
Segundo o balanço de atividades das equipes de manutenção, este ano a Concessionária realizou mais de 6,5 mil reparos localizados e recuperou mais de 150 quilômetros de faixa de rodovia, serviços que demandaram a aplicação de 15,7 mil m³ de CBUQ. Em 2021, a Rota do Oeste passou a adotar de forma mais intensa o uso do material fresado (RAP) incorporado no CBUQ com dosagem entre 15 a 20%, estudo esse elaborado pela Concessionária especificamente para atender a demanda da BR-163, que conta com intenso fluxo de veículos pesados e altas temperaturas em decorrência do clima.
A fábrica de placas existente dentro da empresa foi responsável pela produção de 3.242 unidades de sinalização, sendo que foram necessárias a instalação e substituição de 5.862 placas, das 20.526 existentes ao longo do trecho sob concessão. O material foi utilizado inclusive para sinalizar o sentido norte (Rondonópolis / Cuiabá) da Serra de São Vicente, onde a manutenção é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Ainda como parte das obras realizadas, a Rota do Oeste atuou na substituição e implantação de 6,8 quilômetros de defensas metálicas, realizou a roçada de 11.607 hectares de vegetação, o equivalente a 11.500 campos de futebol; fez aceiros ao longo da rodovia para evitar a propagação de queimadas e reparou 15 quilômetros de cercas.
Passarelas, pontes e viadutos – Em 2021, a Rota do Oeste concluiu a construção de duas passarelas, em Rondonópolis e Sinop, e fez a entrega das estruturas para que a população local pudesse fazer a travessia da BR-163/364 com mais segurança.
A Concessionária deu continuidade na obra de recuperação da ponte sobre o rio Vermelho, atuando na demolição e remoção de sobrecarga; construindo estacas de reforço de fundação; blocos de coroamento; e reforço de pilares. Outras 76 pontes e viadutos distribuídos ao longo do segmento também contaram com manutenção e serviços, como limpeza, substituições de juntas, manutenção de guarda corpo e barreira new Jersey, recuperação de armadura exposta.
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