Search
Close this search box.

Nova Rota chega a 1 milhão de atendimentos na BR-163/MT

Usuários contam com resgate médico ou mecânico custeados pelos valores do pedágio

 

A Concessionária Nova Rota do Oeste, que administra 850 quilômetros da BR-163/364 entre Itiquira e Sinop, alcançou a marca de 1 milhão de atendimentos realizados desde o início dos trabalhos de operação, em 2014, Os serviços são prestados por meio de acionamentos de usuários ou identificados pelas equipes de inspeção que monitoram a rodovia. Os atendimentos são diversos e geralmente estão relacionados a veículos com problemas mecânicos, desgaste dos pneus, limpeza e remoção de objetos da pista, atendimentos clínicos, entre outros. Somente em 2023 já foram mais de 90 mil registros, em média, um a cada 5 minutos.

O comerciante de Várzea Grande, José Carlos Gutierrez Cortez, foi o atendimento de ‘1 milhão’, um número simbólico para os funcionários da Concessionária. Ele conta que seguia para Rondonópolis durante a madrugada e percebeu o superaquecimento do motor. Ele parou para verificar a condição do veículo quando uma equipe de inspeção da Nova Rota, que fiscaliza o trecho 24h por dia, o encontrou.

“Logo que eu parei, eles já chegaram e me atenderam. Foi muito rápido. Como o motor aqueceu muito, chamaram o guincho e me levaram para um posto bom”, contou o comerciante.

O levantamento feito pela Nova Rota do Oeste mostra que as equipes realizam, em média, 300 atendimentos por dia. Deste número, 40% dos acionamentos são veículos em pane mecânica, pane seca, pane elétrica, superaquecimento de motor e desgaste dos pneus. Nestes casos, a manutenção adequada dos veículos é fundamental para evitar problemas durante a viagem. Outros 19% dos serviços contabilizam a remoção de objetos da pista que podem causar acidentes, como lixo, restos de pneus e peças que se desprendem de veículos.

A gerente de Operações da Nova Rota, Bárbara Nathane, avalia que o alto número de atendimentos na BR-163/364 é resultado de uma vistoria efetiva, focando no melhor serviço ao usuário. A Concessionária dispõe de mais de 800 pessoas que estão empenhadas nestes trabalhos.

Apesar de poder contar com a estrutura da Nova Rota ao longo da rodovia para evitar ter a viagem interrompida, Bárbara reforçou a importância da verificação dos itens básicos de segurança e manutenção dos veículos. “Dirija com cuidado e faça as revisões necessárias recorrentemente antes de iniciar a viagem”.

Para oferecer o suporte mecânico aos usuários que trafegam pela rodovia, a Concessionária possui 18 guinchos leves, 8 guinchos pesados e 5 caminhões pipa. Além disso, estão disponíveis 18 ambulâncias, sendo 5 UTIs móveis equipadas e preparadas para emergências médicas, a fim de fornecer socorro médico 24 horas por dia. Os usuários ainda dispõem de 18 bases de apoio. Esses serviços podem ser acionados via 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia. Além de solicitar atendimento, neste canal de contato os motoristas podem obter informações momentâneas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outros.

 

 

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima
×
Pular para o conteúdo