O projeto Condutores do Amanhã prepara jovens que estão prestes a tirar a primeira CNH, contribuindo com a formação dos futuros motoristas
Para preparar mais de 700 alunos da rede estadual de ensino que estão prestes a conquistar a primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e inserir a conscientização sobre educação no trânsito na rotina escolar, a Nova Rota do Oeste, Concessionária responsável pela BR-163/MT, lança o Projeto Condutores do Amanhã. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento de abertura do projeto acontecerá na quarta-feira (03/09), às 09h, na escola Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro, em Várzea Grande, e contará com a participação de representantes da Nova Rota, ANTT, Seduc, professores e alunos.
O projeto incorpora a educação para o trânsito na grade dos estudantes, tornando a formação escolar complemento dos aprendizados que os alunos receberão nas autoescolas. Durante as aulas, os estudantes serão avaliados pelo envolvimento e desempenho nas atividades e, ao final, os que mais se destacarem vão ganhar o custeio da CNH, uma viagem técnica para Curitiba, município referência nacional de gestão de trânsito, além de certificados, medalhas e troféus. Ainda, as três escolas mais bem avaliadas também receberão um kit para podcast, que permitirá transformar a sala de aula em um espaço de produção de conteúdo educativo e engajamento com a comunidade. O cronograma do projeto segue até novembro deste ano.
Ao todo, 12 escolas estaduais localizadas nas proximidades da BR-163 em 11 municípios foram escolhidas para receber a ação. Os alunos serão impactados com uma aula semanal, tendo como base uma apostila exclusiva desenvolvida pela Nova Rota, aulas expositivas, vídeos educativos e estudos de casos reais para a reflexão sobre boas práticas no trânsito.
Além da sala de aula, os estudantes participarão de atividades interativas e lúdicas, como o simulador de colisão e impacto, um game imersivo que usa realidade virtual para criar um cenário onde o espectador é o condutor de um veículo que colide após cometer infrações, e óculos especiais que reproduzem os efeitos de sentido comprometido pela embriaguez e cansaço.
No currículo previsto para as aulas também está uma oficina de inovação em formato de mini Hackathon, que vai estimular o trabalho em equipe para roteirizar e criar um vídeo que deverá chamar a atenção da comunidade, por meio das redes sociais, para um trânsito mais seguro na rodovia.
Os professores das escolas escolhidas e que capacitarão os alunos na metodologia passaram por uma formação específica ministrada por uma consultoria externa, que segue à disposição para acompanhamento durante o desenvolvimento das turmas e prestando suporte contínuo.
A iniciativa também conta com avaliações periódicas para medir o aprendizado dos estudantes. Para as avaliações, a Concessionária criou o IDET (Indice de Desenvolvimento da Educação no Trânsito) que deve mensurar o desempenho do aluno, do professor, da escola e o compromisso dos Condutores do Amanhã em relação à educação no trânsito.
Escolas participantes:
- Rondonópolis – EE Joaquim Nunes Rocha
- São Pedro da Cipa – EE Irmã Miguelina Corso
- Jaciara – EE Militar Tiradentes Modelo Santo Antônio
- Cuiabá – EE Zelia Da Costa Almeida
- Várzea Grande – EE Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro
- Jangada – EE Arnaldo Estevão De Figueiredo
- Nobres – EE Nilo Póvoas
- Nova Mutum – EE José Aparecido Ribeiro
- Lucas do Rio Verde – EE Ângelo Nadin
- Sorriso – EE Ignacio Schevinski Filho
- Sinop – EE Nossa Senhora Da Glória e EE São Vicente De Paula
Serviço:
O que: Lançamento do programa Condutores do Amanhã
Quando: Quarta-feira (03/09/2025), das 9h às 11h
Onde: Escola Estadual Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Rua 25, Sn – Jardim Eldorado, Várzea Grande – MT, 78135-140)