No setor de Infraestrutura, Concessionária ocupa 4º lugar no ranking de Desempenho Financeiro
O desempenho financeiro da Nova Rota do Oeste em 2023 recebeu destaque na 13ª edição do Época Negócios 360º ao ocupar o 4º lugar na área de Infraestrutura. O anuário divulgado essa semana aponta as 420 melhores empresas do Brasil com faturamento acima de R$ 250 milhões. Esta é a primeira vez que a Concessionária ocupa ranking na publicação.
O anuário é desenvolvido a partir de uma pesquisa junto às empresas, que são divididas em 24 setores, nos seis principais desafios que se impõem às organizações: Desempenho Financeiro, ESG/Governança, ESG/Socioambiental, Inovação, Pessoas e Visão de Futuro.
Na publicação, a Concessionária responsável pela BR-163/MT ocupa a área de Infraestrutura e alcançou 100 pontos no desafio Desempenho Financeiro, ficando ao lado da Portonave, Portos do Paraná, BTP, e Santos Brasil. Neste quesito, foram avaliados os principais dados financeiros das empresas, principais indicadores financeiros e temas de interesse da empresa sobre a área.
Em 2023, a Nova Rota do Oeste passou pela troca de controle acionário e passou a ser gerida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, que fez um aporte de R$ 1,6 bilhão para que a Concessionária retomasse as obras de duplicação da BR-163. A mudança de gestão foi possível diante de uma solução desenhada pelo Estado em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e tem sido apontada como case de sucesso dentro e fora do país. No último mês, a solução foi finalista do Prêmio P3 Awards, em Nova York, considerado o ‘Oscar’ da Infraestrutura.
A Pesquisa – Segundo a divulgação da Época Negócios, o anuário é elaborado durante oito meses a partir de um levantamento de dados coletados por meio de questionários respondidos pelas empresas. A pesquisa é feita pela Fundação Dom Cabral, que recebe o apoio do Valor Data, na definição de critérios financeiros, e do Valor PRO, no fornecimento de dados de balanço. A Economatica produz a lista das companhias de capital aberto.