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Nova Rota lança operação ‘Dois Pontos para a Segurança’, com foco na redução de colisões na BR-163

Travessia urbana de Sinop foi escolhida para monitoramento e levantamento de dados

Quem percorre a BR-163, em Sinop, já deve ter notado uma sinalização diferente formada por vários pontos na pista. A iniciativa faz parte da campanha de segurança viária Dois Pontos para a Segurança, lançada pela Nova Rota do Oeste em caráter experimental para chamar a atenção dos motoristas sobre a distância segura a ser mantida do veículo à frente.

O primeiro ponto de monitoramento escolhido na BR-163 foi a travessia urbana de Sinop, onde foram registradas 99 colisões traseiras nos seis primeiros meses de 2024. Este é o tipo de acidente mais recorrente na cidade, segundo o levantamento da Concessionária.

Para chamar a atenção dos motoristas, a Nova Rota fez a sinalização especial da pista, entre o km 826 e o km 835, indicando no asfalto os pontos de distância mínima do veículo à frente para evitar acidentes. A rodovia ainda ganhou placas complementares reforçando a campanha.

O diretor de Operações e TI da Nova Rota, Wilson Ferreira, destaca que esta modalidade de sinalização é uma inovação em Mato Grosso e os testes contam com a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Reforça ainda que a Concessionária está sempre em busca de meios para conscientizar os motoristas sobre a segurança viária.

“Esse conceito de campanha existe em outros países, como nos Estados Unidos e Holanda, e estamos implantando na BR-163 em caráter de teste para chamar a atenção de quem trafega pela rodovia. A medida funciona como um lembrete recorrente dessa prática ensinada na autoescola, mas que muitos acabam esquecendo no dia a dia. O nosso interesse é reduzir o número de colisões traseiras, que na maioria das vezes é um tipo de acidente provocado pela falta de atenção, excesso de velocidade, distância insuficiente do veículo à frente e problemas nos freios”, comenta.

A campanha Dois Pontos para a Segurança vai monitorar os resultados por um período de quatro a seis meses para entender a efetividade da ação. “Se alcançarmos uma redução satisfatório nos registros de colisões traseiras, vamos ampliar a iniciativa para outras regiões”, finaliza.

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