O avanço da duplicação da BR-163/MT e as obras que estão em fase de lançamento foram assuntos tratados durante uma reunião com representantes da Nova Rota do Oeste e da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) na manhã desta segunda-feira (04.03.2024) na sede da Concessionária. O cenário apresentado recebeu avaliação positiva da presidente da OAB, Gisela Cardoso.
No encontro, o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa, apresentou o andamento da primeira etapa da duplicação da BR-163, entre Diamantino e Nova Mutum, que já tem mais de 15 quilômetros de pista nova concluídos, 15 quilômetros de recuperação da via antiga, além do avanço na terraplanagem e construção de base e sub-base, dando continuidade ao projeto.
O presidente do Conselho de Administração da Concessionária, Cidinho dos Santos, aproveitou o encontro para citar os projetos que terão início ainda esse ano, como a duplicação da rodovia dos Imigrantes (BR-070) a partir do trecho de Cuiabá e a assinatura da Ordem de Serviço da segunda frente de duplicação entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, prevista para ocorrer ainda este mês.
Na reunião também foi feito o convite à OAB-MT para que faça parte da Comissão Tripartite da BR-163, coordenada pela Nova Rota do Oeste e Agência Nacional de Transportes Terrestres para debater melhorias para a rodovia com representantes de classe e instituições envolvidas com o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso.
Para a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, é muito gratificante ver as obras de duplicação e melhoria da BR-163 se tornarem realidade em Mato Grosso. “É um sonho da população virando realidade. Lutamos muito para que isso acontecesse e recebo com muita satisfação todas as informações repassadas hoje pela Nova Rota”.
Gisela lembrou que a OAB-MT teve papel ativo na solução apresentada para destravar o contrato de concessão da BR-163 com a criação da Comissão da BR-163 e a realização de uma audiência pública sobre o tema, que foi onde nasceu a ideia do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e seu desenvolvimento possibilitou a troca de controle acionário. Também fizeram parte da reunião o vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Júnior; o presidente da Comissão da BR-163, Abel Sguarezi; e o presidente da Comissão de Infraestrutura, Ronilson Rondon.