Esta é a 10ª ação simulada pela Nova Rota do Oeste para alinhar atendimento com produtos perigosos
Uma ultrapassagem em local proibido na BR-364/163, em Várzea Grande, resultou em uma colisão transversal envolvendo dois veículos tanques carregados com combustíveis e deixou três pessoas feridas. Com o impacto, houve derramamento da carga de diesel e de etanol, mobilizando mais de 30 pessoas para o atendimento. Este foi o cenário criado pela Nova Rota do Oeste para o 10º Simulado de Sinistros com Produtos Perigosos para promover o alinhamento entre os entes do poder público e privado que atuam juntos neste tipo de ocorrência. A ação fictícia foi realizada na manhã desta quarta-feira (13.11.2024), em Várzea Grande.
Em 2024, a Concessionária registrou 64 ocorrências com produtos perigosos, sendo que em cinco casos ocorreu o derramamento de carga, resultando em maior complexidade na forma de atendimento. O gerente de Operações da Nova Rota, Edenilson Bueno, aponta que neste ano a empresa registrou uma leve queda nos casos envolvendo produtos perigosos, porém alerta que esse tipo de ocorrência é analisado como um ponto de atenção para a empresa, que busca treinar a equipe e parceiros de forma recorrente.
“O simulado é uma oportunidade para analisarmos os procedimentos e a sinergia de todos os entes envolvidos em atendimentos com produtos perigosos. E o resultado alcançado na representação de hoje foi bastante satisfatório, apontando que estamos todos muito alinhados e cientes do papel de cada um na ação. Quem ganha com isso é o motorista que percorre a rodovia”, pontua.
Em acidentes com carga perigosa, representantes da Nova Rota e da Polícia Rodoviária normalmente são os primeiros a chegar no local da ocorrência, realizando o bloqueio da área e o acionamento dos órgãos competentes para atuação. O Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, é o responsável pela análise do local e liberação – com segurança – para que sejam feitos os procedimentos de resgate das vítimas e contenção. Também atua na prevenção de possíveis incêndios.
Reconhecendo a área – Na ação simulada, o Corpo de Bombeiros participou com dois veículos e oito oficiais. Chefe de Operações do BEA, o capitão Isaac Wihby destacou que a integração entre os entes é fundamental para o sucesso no atendimento e os simulados dão a oportunidade para identificação de fragilidades que podem ser corrigidas, além de promover o reconhecimento dos parceiros e o papel de cada um deles.
O resgate – A equipe médica do resgate da Nova Rota e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) passam a avaliar as condições das vítimas e o atendimento necessário para cada uma delas. No Simulado, uma vítima estava em estado grave e os médicos solicitaram o apoio do Ciopaer para garantir agilidade no resgate e minimizar os riscos sofridos pelo motorista. Os outros dois feridos foram encaminhados de ambulância a uma unidade de saúde.
Preservação do meio ambiente – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também teve participação fundamental no atendimento, visto que o órgão é responsável por exigir que todas as medidas de preservação ao meio ambiente sejam cumpridas, evitando dados e contaminação das áreas. A presidente do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais (P2R2) da Sema, Cristina, explica que a atuação imediata da Secretaria é fundamental para evitar os danos e elogia a oportunidade de participar de um simulado com todos os entes envolvidos, podendo treinar e colocar em prática as boas ações de prevenção. “O nosso bem maior é sempre a vida e o meio ambiente. Todas as medidas que pudermos adotar para a preservação, não mediremos esforços e o treinamento é uma forma de aprimoramento para a prestação do serviço”.
Avaliação – Toda a operação foi monitorada por três avaliadores – representantes da Nova Rota, BR Vida (empresa de resgate médico) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – que registraram todo o andamento e procedimentos operacionais, com cronometragem de tempo para avaliar se os parâmetros exigidos em contrato foram cumpridos.
Parceiros – São parceiros da ação: ANTT, GOV MT, PRF, BR Vida, Samu, Sema, Corpo de Bombeiros Militar E BEA, Ciopaer, Defesa Civil, RG Solution, Ivoglo Transportes