O número de mortes envolvendo motociclistas na BR-163 reduziu 39% em 2019, de acordo com levantamento realizado pela Rota do Oeste no trecho de 850,9 quilômetros sob concessão. Os dados comparam os períodos de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano e de 2018 e demonstram ainda uma redução de 10% no número de acidentes com vítimas. Ao todo, as ocorrências com motocicletas representaram 23% dos atendimentos realizados pela Concessionária.
O documento aponta que em 2019 foram registrados 19 óbitos em acidentes envolvendo motocicletas, enquanto no ano anterior foram 31 casos. Com relação aos registros com feridos, a Rota do Oeste contabilizou 565 e 630 atendimentos nos períodos, respectivamente. Considerando todos os registros, incluindo os sem vítimas, foram 725 atendimentos em 2019, ou seja, mais de dois casos por dia.
Segundo o gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, a redução de ocorrências e de mortes é positiva, mas a situação ainda preocupa, pois muitos casos poderiam ser evitados, se cuidados básicos de direção defensiva fossem adotados tanto pelos motoristas, quanto pelos motociclistas.
Entre os acidentes com vítimas, os mais frequentes são as quedas (172), seguidas das colisões transversais (159), traseiras (90) e laterais (60). Para Ferreira, a estatística demonstra que a falta de observância aos cuidados ao trafegar na rodovia continuam sendo as principais causas que levam aos acidentes com feridos. “A BR-163 é uma rodovia com intenso fluxo de veículos de carga e isso precisa ser levado em consideração ao percorrê-la. Boa parte dos casos são atendidos nas travessias urbanas, onde a presença das motocicletas é mais intensa e se mistura com o movimento de veículos pesados”, explica.
Cita que as colisões transversais e laterais, por exemplo, são características de entradas com a motocicleta na rodovia sem respeitar regras básicas, como observar se há tempo e espaço suficiente para realizar a manobra sem se envolver em uma ocorrência. Já as quedas são recorrentes em manobras como travessia irregulares por cima de canteiros e as colisões traseiras demonstram nítida falta de atenção.
Dicas de segurança
– Se tiver dúvida, não arrisque uma manobra;
– Verifique a distância dos veículos e avalie se há tempo hábil para manobra;
– Não pule canteiros;
– Antes de entrar ou deixar a rodovia, o motociclista deve se certificar de que os outros motoristas perceberam a sua presença;
– Revise a motocicleta: freios, pneus, lanternas;
– Não use o celular;
– Não conduza embriagado;
– Não exceda o limite de velocidade;
– SEMPRE use o capacete;
– Não ultrapasse em local proibido;
– Não trafegue com crianças na garupa.