Search
Close this search box.

Parque Tia Nair terá 500 novas árvores nativas e frutíferas

Quem usou a manhã da última sexta-feira (10.12.2021) para passear pelo parque Tia Nair, em Cuiabá, aproveitou para plantar árvores na ação voluntária desenvolvida pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com o projeto Verde Novo, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Foi o caso dos pequenos João e Enzo, que estavam com a mãe Geovana Ferreira levando seus cachorros para um passeio. Os garotos se divertiram na atividade de plantar uma árvore cada, enquanto sua mãe contava como seria bom poder passear em um parque mais arborizado com seus filhos no futuro.

Apesar do sol forte logo cedo, a população não se intimidou ao enfrentar as altas temperaturas para participar da empreitada ambiental em prol de uma “Cidade Verde”. A cuiabana Amália Atala e sua companheira canina Luma também não ficaram de fora: “Nós fazemos caminhada no parque todos os dias, é muito boa uma ação que vai trazer sombra para a cidade”, conta Amália. Ao todo, a Concessionária Rota do Oeste plantou 500 mudas de árvores nativas e frutíferas no local. As espécies variam entre ipês de todas as cores e árvores frutíferas como acerola, goiaba, tamarindo, amora e ingá.

Durante a ação a representante do projeto Verde Novo Rosiane Carnaíba explicou a forma mais adequada para o plantio, visando o crescimento saudável das mudas. Para um melhor resultado em acordo com o clima local, foi utilizado o gel de plantio, um polímero que tem a capacidade de reter umidade e nutrientes no solo, beneficiando a evolução da planta. Sobre o Verde Novo, Rosiane conta que a ideia inicial era o plantio de 300 mil mudas e já foram plantadas mais da metade. Agora o novo plano é dar seguimento ao projeto sem estipular uma quantia mínima. “É muito importante para o projeto contar com a parceria de empresas como a Rota do Oeste. Plantar árvores reduz a temperatura e neutraliza a emissão de carbono na atmosfera”, destaca.

A missão ambiental foi uma iniciativa da Rota do Oeste pela sua responsabilidade socioambiental. A empresa buscou voluntariamente parceria com o TJMT que prontamente acionou o projeto Verde Novo, fazendo a doação das 500 mudas plantadas pela Concessionária no parque. O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Wilmar Manzi, conta que é uma forma de contribuir com um ambiente mais apropriado para a sociedade. “É uma parceria muito gratificante. A intenção é continuar com a parceria e realizar uma ação como esta anualmente” afirma Manzi. 

A parceria foi reconhecida também pelo representante do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (JUVAM), Sérgio Saviolli. “A conscientização ambiental é uma pauta mundial que envolve a todos nós. A Rota do Oeste firmou esta parceria com o Projeto Verde Novo para prestar sua contribuição ambiental ao plantar 500 novas árvores neste parque, que contribuirão para o microclima da nossa região, combatendo o aumento de temperatura e a baixa umidade relativa do ar. A participação da iniciativa privada em ações como esta é de suma importância, pois o equilíbrio do meio-ambiente é responsabilidade de todos”, registra o Saviolli. O JUVAM é o departamento idealizador do projeto Verde Novo.

Para Eder Lemes, funcionário da Concessionária que participou do plantio de mudas, essa é uma ação ‘para sempre’, já que as árvores crescerão e farão sombra para várias gerações. “Plantei as mudas pensando que um dia virei ao parque com minha família e poderei me sentar na sombra dessas árvores”. Aqueles que desejam conhecer mais sobre o projeto ou se tornar voluntários, podem acessar o site verdenovo.tjmt.jus.br

TJMT - Ulisses LalioTJMT - Ulisses Lalio

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima
×
Pular para o conteúdo