O estudo realizado para aproveitamento do RAP (material fresado da BR-163) pela Rota do Oeste é tema do 1º Simpósio Mato-Grossense de Pavimentação, organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade de Mato Grosso (Unemat) de Sinop. A palestra sobre tema será em 5 de outubro, às 8h, no Anfiteatro da universidade.
A apresentação da pesquisa para aproveitamento do RAP em regiões de alta temperatura e tráfego pesado será realizada pelo engenheiro civil da Concessionária, Rheno Tormin, e pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Regis Del Bel. As duas instituições desenvolvem o estudo em parceria desde o início do ano, quando firmaram convênio para uso do Laboratório de Pavimentos montado pela Rota do Oeste.
A coordenadora do simpósio e professora de Engenharia Civil, Ana Elza Dalla Roza, aponta que a iniciativa tem como objetivo apresentar as tecnologias e estudos realizados na área de pavimentos com a presença de profissionais e estudiosos no assunto. “Estão surgindo muitas normativas e tecnologia com relação à pavimentação e a ideia do Simpósio é apresentar estas novidades”, explica.
Iniciados em fevereiro, os estudos estão atualmente na fase de ensaios. O desafio é encontrar a dosagem adequada do reaproveitamento do RAP na mistura asfáltica para aplicação na BR-163 de Mato Grosso, uma rodovia que conta com características diferenciadas, como alto tráfego de veículos de carga, em uma região de alta temperatura.
O Laboratório de Pavimentos em Mato Grosso está em funcionamento na sede da Concessionária, em Cuiabá. No local, estagiários do curso de Engenharia Civil da UFMT, campus de Várzea Grande e técnicos da Rota do Oeste realizam pesquisas, testes e estudos sobre o material fresado. Todo o trabalho é acompanhado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
Simpósio – O evento é destinado a profissionais e estudantes da área de Engenharia Civil e conta com a participação de especialistas reconhecidos nacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos no setor de pavimentos, como a doutora Laura Motta, professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COOPE/URFJ).
A especialista abordará o tema “Materiais de Pavimentação e Dimensionamento de Pavimentos pelo Método Mecanístico-Empírico Medina”. Laura Motta também participará da mesa-redonda “Materiais de Pavimentação Disponíveis na Região e Perspectivas para Utilização de Novos Materiais”, das 16h30 às 18h desta quinta-feira.
Desta atividade também participam os professores Flávio Crispim (mediador), a professora e coordenadora do Simpósio, Ana Dalla Roza; o engenheiro da Sinfra, Alexandre Zigoski Américo Vieira; e o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFMT, Luiz Miguel de Miranda, que atua junto à Rota do Oeste no estudo do uso do RAP.