Está em andamento 15ª edição do Parada Legal, realizado pela Concessionária Rota do Oeste, no Posto Redentor, em Sorriso-MT. No primeiro dia do evento, diversos serviços de saúde, educação no trânsito e bem-estar foram oferecidos para 166 usuários da BR-163/364. Os atendimentos ficam à disposição até sexta-feira (06.08.2021), às 15h.
O motorista profissional Adenilson Martin aprovou a iniciativa que facilita o acesso à saúde e aproveitou a ocasião para utilizar os serviços oferecidos. “Eu nem me lembro da última vez que fiz esses exames. O Parada Legal estava fazendo falta para nós”. Morador do município de Alta Floresta-MT, ele afirma passar semanalmente pelo trecho sob concessão da Rota do Oeste e reconhece a importância da concessionária.
Os profissionais do transporte, responsáveis principalmente pelo escoamento da produção agrícola, são o principal público do Parada Legal, embora todos os usuários da rodovia sejam bem-vindos. Durante o evento serão oferecidos serviços de saúde, como orientação postural, exames de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), além da vacina contra o vírus H1N1, causador da gripe.
Representante das secretarias de Saúde e Educação de Sorriso, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) de Sorriso, Silvia Gehring, avalia que “O projeto é uma oportunidade de orientar os motoristas sobre os cuidados com a saúde, como um serviço à sociedade”.
A educação no trânsito também está em pauta, com orientações sobre direção defensiva, a importância das regras de trânsito e a responsabilidade pela vida. Como explica Regina Cele, representante do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), “é pelo reforço positivo que os motoristas poderão fixar as informações. Eles já conhecem as regras de trânsito, mas estamos aqui para relembrar a importância delas e não deixar cair no esquecimento”. No Parada Legal, o Detran também está realizando a verificação dos documentos dos motoristas.
A importância de realizar com atenção o exame psicotécnico, exigido para renovar ou obter a permissão para dirigir, também está sendo reforçada no evento por psicólogos ligados ao Detran. Para a psicóloga Luana Francio, o Parada Legal é uma oportunidade de orientar os motoristas que muitas vezes não dão o devido valor ao exame, o que torna alta a taxa de pessoas que precisam refazer o teste. “Muitas vezes eles vão fazer o exame nervosos ou sem dormir, e aí vão para o reteste. Se nessas condições é difícil fazer os testes, a direção também é afetada”, pondera Luana.
Ainda como parte dos serviços disponíveis no evento, os motoristas têm a oportunidade de conversar com representantes da Ouvidoria da Rota do Oeste e responder à pesquisa de satisfação. O caminhoneiro Gilmar Fiabane é morador de Ampére-PR e esteve no Parada Legal pela primeira vez, mas já deixou registrada a vontade de participar outras vezes. “Dei nota 10 em tudo, gostei muito”, conta. Os usuários passam também a conhecer os atendimentos relacionados à faixa de domínio, como a regularização de acessos à rodovia.