A BR-163 recebe incremento nas atividades de reparos e conservação para passar pelo período de chuvas, principalmente na região norte do estado. A equipe adicional trabalha com a aplicação de microrrevestimento no trecho sob concessão entre Sorriso e Sinop. O segmento já recebeu uma frente de recuperação especial, quando o registro de chuva ainda era menor.
Além do incremento, a concessionária executa de forma permanente os serviços de manutenção e recuperação, conforme as seguintes frentes de atuação: 5 equipes para a realização de roçada manual; 4 equipes para roçada mecanizada; 3 equipes executando reparos no pavimento; 2 responsáveis pela sinalização horizontal e vertical; e 6 equipes executando a drenagem e limpeza da faixa de domínio.
No estado de Mato Grosso é característico a presença de pancadas intensas de chuva até meados de abril. Este cenário, aliado ao grande fluxo de veículos pesados na BR-163, faz com que o asfalto sofra uma deterioração acelerada. Por isso, todo o trecho, que vai de Itiquira (km 0) a Sinop (km 855), teve reparos de forma intensificada.
Com a atuação reforçada, a Rota do Oeste cria pontos de concentração e alerta para a atuação imediata das equipes nos locais que apresentam maior necessidade. A atitude garante segurança, trafegabilidade e conforto aos usuários. O cronograma prevê, ainda, a manutenção em época adequada, ou seja, após o período chuvoso.
O gerente de Engenharia e Operações da Concessionária, Lucas Suassuna, explica que intensificar os trabalhos é uma medida emergencial, mas ressalta que as atividades são realizadas durante todo o ano. “É preciso lembrar que o cronograma prevê trabalhos durante todo o ano. O que fazemos aqui é garantir que o pavimento esteja em boas condições, mesmo no período chuvoso, pois este é o momento em que os danos acontecem de forma acelerada”, explica.
As intervenções podem ser acompanhadas pelo portal da Rota do Oeste e pelas redes sociais: Facebook (/rotadooeste), Instagram (@rotadooeste) e Twitter (@rotadooeste). A Concessionária disponibiliza quatro boletins diários, que trazem a situação da rodovia. Os usuários também podem obter informações pelo 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com dados atualizados em tempo real.