A frente de obra para a recuperação funcional da BR-163 entre o ‘Posto Gil’ e Nova Mutum, no norte do estado, foi concluída na última semana, ampliando a segurança dos usuários e a vida útil do pavimento. Com o encerramento desse serviço, diminuem os pontos com operação de tráfego em ‘Pare e Siga’ na rodovia. O investimento foi de R$ 14 milhões provenientes da arrecadação do pedágio.
O gerente de Obras e Conservação da Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, aponta que as equipes de manutenção continuam em atuação no segmento, por isso pode haver intervenções programadas no fluxo de veículos para recuperação do pavimento, onde existir necessidade.
Sobre a recuperação funcional, o gerente explica que as atividades realizadas são: a fresagem contínua + recomposição do Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) executados nos segmentos: do km 515 ao km 518; e do km 527 ao km 538 da BR-163 (Diamantino); e do km 601 ao km 603 da BR-163 (Nova Mutum) esse mencionado por último após a fresagem foi aplicado o SAMI – Stress Absorbing Membrane Interlayer, utilizada como uma camada inibidora de trincas para posterior aplicação do CAUQ e pôr fim a execução da sinalização horizontal.
As obras de recuperação funcional tiveram início em abril deste ano, ao final do período de chuvas, e teve como principal foco de atuação a região de Diamantino – Posto Gil – e Nova Mutum, onde havia uma demanda importante dos motoristas que trafegam pela BR-163. Além dessa frente de serviço mais robusta, a Concessionária manteve outras três equipes de manutenção no trecho norte. O serviço era necessário para reparar os danos provocados pelo longo e intenso período chuvoso.
Com a finalização dessa atividade, o trecho norte continua contando com a atuação das equipes de manutenção no período diurno, podendo haver operação de tráfego em ‘Pare e Siga’. As condições de tráfego do trecho de concessão da Rota do Oeste podem ser conferidas em tempo real por meio do 0800 065 0163, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Boletins de tráfego são também divulgados no site da empresa quatro vezes ao dia.