Em seu aniversário de 1 ano de atuação no Mato Grosso, a Rota do Oeste conclui nesta sexta-feira (20.03) a recuperação emergencial completa nos 453,6 quilômetros da BR-163, sob sua responsabilidade. A data marca o ciclo de 12 meses a partir da vigência do contrato de concessão firmado junto à Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e prazo estipulado para entrega das melhorias no pavimento, recuperação e instalação de sinalização, limpeza e da construção de cercas protetoras.
A recuperação emergencial, que faz parte das obrigações previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) acordado com a ANTT, teve início em meados de abril de 2014 e terminou neste mês, com os últimos retoques na sinalização horizontal nos trechos sul e norte da rodovia. “Trata-se de um dos maiores desafios vencidos pela Concessionária desde o início dos trabalhos, uma vez que tínhamos contratualmente 12 meses para a execução”, comentou o diretor geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins.
As melhorias podem ser notadas nos trechos onde as obras de manutenção são de responsabilidade da Concessionária: da divisa com o Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, os 28 km da Rodovia dos Imigrantes e de Diamantino até Sinop. O trecho restante, que vai de Rondonópolis até Diamantino, no Posto Gil, com a exceção da Imigrantes, a responsabilidade dos mesmos serviços é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes).
Neste processo, a parceria com a Odebrecht Infraestrutura, responsável pela execução das obras, foi fundamental para o sucesso da empreitada. Empenhando mais de 2 mil profissionais em toda a extensão da rodovia, a construtora investiu pesado em equipamentos e insumos que serão utilizados também para a continuidade da frente de duplicação. Entre eles, a aquisição e instalação de duas usinas produtoras de as falto para a pavimentação de todo o trecho concedido.
Em todas as frentes desenvolvidas até agora, foram utilizadas mais de 41 mil toneladas de asfalto, 262 mil toneladas de escavação, 229 mil de aterro, além de 468 máquinas trabalhando nos 450 quilômetros do trecho sob responsabilidade da Concessionária. E as obras não foram apenas na rodovia: as vias marginais dos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis também passaram por intervenções. A partir de agora a presença da Concessionária na rodovia será contínua, com diligências e monitoramento de todos os pontos com a realização de tapa-buracos nos trechos onde há necessidade.
A recuperação em detalhes
Além da recuperação do pavimento, a equipe de conservação da Rota do Oeste realizou o trabalho de restauração de toda a via, de norte a sul, com a substituição de placas, revitalização da sinalização horizontal, restauração e desobstrução de bueiros e outras obras de arte, além da roçada das margens da rodovia.
A poda, roçada, capina, e a retirada manual de pragas em gramados e, posteriormente, a limpeza e retirada de entulhos e materiais orgânicos da faixa de domínio, foi realizada em toda a extensão do trecho em ambas as direções. Esta ação é contínua até o término da Concessão.
Também foram substituídas 2.065 placas de advertência e regulamentação e implantadas outras 1.037 sinalizações educativas e indicativas. Nas marginais de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Sinop foram instaladas 578 novas indicações. A sinalização horizontal, pinturas de faixa, também foi totalmente recuperada. As defensas metálicas, que dão mais segurança na rodovia, também foram substituídas e mais de 22km de estruturas foram implantadas.
Próximos passos
Com a BR-163 restaurada e sinalizada, a Rota do Oeste volta sua atenção agora para a recuperação profunda do pavimento desta mesma pista e também prossegue com os trabalhos da frente de duplicação no sul do Estado. Ainda para o mês de abril está prevista a entrega dos primeiros 22,7 quilômetros de pista duplicada, entre Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL. Para este ano serão duplicados pelo menos mais 51 quilômetros, totalizando quase 73. “Vamos levar nosso aprendizado e boas práticas da duplicação e recuperação emergencial das pistas existentes para esta nova frente. Nosso time conduzirá a duplicação entre o km 0, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e o km 117, já em Rondonópolis”, destacou Danilo Ribeiro, diretor de Contrato da Odebrecht Infraestrutura.
Paralelamente, também é realizado o trabalho de recuperação profunda no asfalto já existente para garantir a mesma qualidade e durabilidade da pista duplicada. As primeiras frentes de trabalho se localizam na região norte, entre o trevo do posto Gil, em Diamantino, até Sinop. Já no sul do Estado, a primeira frente de recuperação profunda será realizada nos 22,7 quilômetros duplicados. Lá, o fluxo de veículos será transposto para a nova pista.
Para o diretor geral da Rota do Oeste, mais que duplicação, a transformação da BR-163 trará mais conforto e segurança aos usuários. “A meta da Concessionária é trazer para Mato Grosso o padrão de qualidade das concessões administradas pela Organização Odebrecht em todo o país. Queremos que os próximos anos sejam de trabalho intenso e segurança ao trafegar”, concluiu.