A travessia urbana da BR-163, em Lucas do Rio Verde, recebe obras de melhorias para ampliação da capacidade das bacias de detenção de águas pluviais e readequação dos bueiros. A medida adotada pela Concessionária Rota do Oeste visa minimizar um problema crônico de alagamento na região durante o período chuvoso. As obras devem ser concluídas até metade do mês de dezembro.
O serviço é realizado entre o km 688 e o km 689 da rodovia, onde serão removidas cinco barreiras de contenção de água e ampliação da área das bacias. O diretor de Obras da Concessionária, Thales Mariano, explica que a intervenção na drenagem da travessia urbana vai possibilitar que um maior volume de água fique retido nas bacias, diminuindo a possibilidade de alagamentos da rodovia e vias marginais. Ainda como parte da obra, a tubulação antiga será substituída por uma com maior diâmetro, refletindo na melhora da vazão e escoamento da água das bacias.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Gerson Odair Franke, a obra em andamento vai resolver um problema antigo de alagamento na cidade, que gerava um transtorno aos moradores e comerciantes. Ele pontua que está acompanhando o serviço e satisfeito com o andamento. “Temos um bom diálogo com a Rota do Oeste e isso é importante para que haja um entendimento sobre as necessidades da cidade”, explica.
Além da obra de readequação da drenagem em Lucas do Rio Verde, a Rota do Oeste elaborou um cronograma de intervenções nas travessias urbanas de Nova Mutum, Sorriso e Sinop. Em agosto, a Concessionária lançou ainda um pacote de obras para intensificar a recuperação do pavimento da BR-163.