Mais uma passarela para travessia de pedestres começa ser construída na BR-364, em Rondonópolis, em atendimento a uma demanda importante da população da cidade. A segunda estrutura edificada pela Concessionária Rota do Oeste vai atender aos estudantes do Senai e moradores da região do km 205, onde há grande fluxo de alunos, trabalhadores e pedestres em geral.
A passarela contará com o vão de 36,40 metros sobre a rodovia, 2,33 metros de largura e será telada em toda a travessia para garantir a segurança dos usuários. O serviço todo está orçado em R$ 4 milhões, custeados com valor arrecadado pelo pedágio.
Esta semana, as equipes contratadas pela Rota do Oeste iniciaram as obras de fundação de 76 estacas que darão suporte à estrutura de aço, que possibilitará a interligação entre os lados da BR-364. A previsão para conclusão do serviço é de cinco meses.
O gerente de Obras e Conservação da Concessionária, Jhonatan Bezerra, explica que a construção da passarela é realizada por etapas. Inicialmente, será a fundação com a implantação das estacas, posterior execução dos blocos e pilaretes que serão responsáveis por receber a estrutura metálica. A estrutura metálica será fabricada no galpão da empresa que venceu a concorrência, onde passará por um rigoroso controle de qualidade nos serviços de corte e dobra das chapas, preparação da superfície por meio de jateamento abrasivo, uma demão de tinta de fundo epóxi, duas demãos da tinta de acabamento de poliuretano.
De forma simultânea, na obra serão executadas as rampas de acesso, passeios, abrigos e baias para ônibus, implantação de barreiras rígidas e, por fim, após implantação da passarela, serão instalados os postes de iluminação.
A estrutura para travessia de pedestres em Rondonópolis não estava prevista em contrato e a inclusão deste novo escopo atendeu ao pedido da Prefeitura da cidade e do Ministério Público Federal (MPF) mediante aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).