Rota do Oeste inicia recuperação da BR-163 em trecho urbano de Rondonópolis

A partir desta quinta-feira (20/11), a Rota do Oeste inicia os trabalhos de recuperação asfáltica na travessia urbana de Rondonópolis. As intervenções começarão pelo km 125 da BR-163 (Km 206 da BR-364) nas proximidades do antigo aeroporto da cidade e seguem até o km 120. Os trabalhos devem durar cerca de 20 dias no local e a Concessionária pede atenção redobrada aos usuários que trafegam neste trecho.

A ação consiste na recuperação superficial do asfalto com rachaduras por meio da fresagem e aplicação de novo pavimento, acompanhado posteriormente de microrrevestimento, os chamados trabalhos iniciais. A previsão de término da recuperação deste trecho é até o fim de dezembro, a depender das condições do clima. Posteriormente, a recuperação inicial segue para o km 120, seguindo em direção ao km 95 da BR-163.

Para a execução dos trabalhos na zona urbana, que já é duplicada, será necessária a interrupção de meia pista e, em alguns momentos, a depender da demanda, de interrupção total. Neste segundo caso, os trabalhos serão realizados alternadamente, com liberação de fluxo a cada 20 minutos para garantir a fluidez no tráfego. Nos demais locais, o trânsito será liberado em meia pista.

Essas intervenções fazem parte do processo de melhoria e duplicação da BR-163 e serão realizadas em diferentes trechos ao longo dos próximos cinco anos, prazo previsto para conclusão da duplicação. Para manter a população informada e alerta sobre o andamento das obras e intervenções na rodovia, a Rota do Oeste divulga diariamente os pontos com interdição de tráfego.

A sinalização realizada quando existe intervenção sobre a pista seguem as recomendações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e utilizam elementos como placas metálicas verticais instaladas a 3000 metros, 2000 metros, 1000 metros, 500 metros, 300 metros e imediatamente antes da placa de Pare e Siga; cones refletivos no eixo central; balisador refletivo e sistema de sinaleiro, quando homens atuam em dois pontos acenando bandeiras. Também serão utilizados os Painéis de Mensagem Variável (PMVs), que são telões de LED com mensagens sobre as obras e condições de tráfego.

A Rota do Oeste atua em obras em três pontos das BR-163 e BR-070. Ao sul do Estado as intervenções entre a divisa com Mato Grosso do Sul e Rondonópolis já estão em finalização, prosseguindo para o perímetro urbano de Rondonópolis. Ao norte, entre Diamantino, na região do Posto Gil e Sinop. No trecho de Rondonópolis a Posto Gil, as obras são de responsabilidade do DNIT.

Além de informações divulgadas para a imprensa, a Concessionária também disponibiliza em seu site as informações sobre os trechos em obras. Interessados podem acessar www.rotadooeste.com.br.

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima