A região sul da BR-163, em Mato Grosso, passa por recuperação funcional do pavimento. As obras são de responsabilidade da Concessionária Rota do Oeste e visam ampliar a vida útil do trecho já duplicado. São investidos cerca de R$ 25 milhões, que contemplam a recuperação de 80 quilômetros de faixa, entre Itiquira e Rondonópolis. O serviço é custeado com o valor arrecadado nas praças de pedágio.
A manutenção da rodovia ocorre das 7h às 17h e será feita em faixas descontínuas, abrangendo os pontos que demandam maior atenção. A medida é adotada como forma de assegurar que o pavimento do trecho sob concessão seja mantido dentro das condições adequadas de segurança e trafegabilidade, evitando a degradação da estrutura já existente.
Para isso, a Rota do Oeste realiza o serviço de fresagem (retirada da camada superficial do pavimento), aplicação de Tratamento Superficial Duplo e recomposição de massa asfáltica, com material reciclado desenvolvido pela Concessionária para atender às especificações da BR-163/MT, que recebe alta demanda de fluxo de veículos pesados e está exposta a altas temperaturas.
De olho na pista – As obras terão início no km 0, no ponto de divisão do estado e Mato Grosso do Sul, e avançarão sentido Rondonópolis, seguindo o cronograma elaborado pela Rota do Oeste. Como se trata de pista já duplicada, não haverá interdição total de tráfego na maior parte do segmento.
Caso seja necessária, a intervenção no tráfego da rodovia será divulgada pela Rota do Oeste no site da Concessionária (www.rotadooeste.com.br), no Facebook (/rotadooeste) e no Twitter (@rotadooeste).
Se precisar, ligue para a Rota – As informações sobre condições de tráfego, interdições ou acionamento dos serviços na BR-163/MT também podem ser feitas pelo 0800 065 0163 da Rota do Oeste. O setor funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e dispõe de atualização em tempo real.