A parceria entre a Rota do Oeste e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan) para doação de valores arrecadados pela campanha Troco Solidário foi prorrogada por mais três meses. Desde novembro de 2016, quando foi lançado o movimento de arrecadação nas nove praças de pedágio, a unidade de saúde é beneficiada com repasses financeiros mensais.
No período de seis meses, os usuários da BR-163 doaram R$ 12 mil, que segundo a coordenadora de Desenvolvimento Institucional do HCanMT, Silvia Negri, foram utilizados para o custeio das atividades realizadas pelo hospital. Ela destaca que toda ajuda é muito importante para manter o atendimento dos pacientes de Mato Grosso e estados vizinhos.
“Todas as campanhas e ajudas são fundamentais para o hospital, independentemente do valor. Os recursos públicos não são suficientes e por isso o envolvimento de empresas e sociedade é tão importante”, explica Silvia.
O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, lembra que o Troco Solidário é uma ferramenta que permite aos usuários ajudarem quem precisa. “A Rota do Oeste é apenas um canal de repasse dessa ajuda, um facilitador. Entendemos que todos juntos podemos fazer a diferença na sociedade e na vida de quem precisa”.
A campanha visa ajudar instituições dos municípios lindeiros à BR-163 e o HCanMT foi o primeiro beneficiado. Ferreira pontua ainda que o projeto prevê a troca de instituições a cada seis meses, porém a prorrogação neste momento foi entendida como necessária diante da importância do HCan para o Estado.
Em 2016, o hospital realizou 76 mil atendimentos ambulatoriais, 4,6 mil internações, 2 mil cirurgias, 28 mil atendimentos preventivos durante as campanhas de prevenção realizadas em 70 municípios do interior.