Rota Segura vai mobilizar 5 mil pessoas em Cuiabá

Cerca de 5 mil estudantes e motoristas participam, a partir da próxima segunda-feira (24), do programa Rota Segura em Cuiabá. Palestras, apresentações teatrais e brincadeiras servirão de ‘pano de fundo’ para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre as leis e boas atitudes no trânsito. Esta será a sexta edição deste ano e oitavo município a receber o projeto. Em 2014, mais de 30 mil usuários do trânsito foram mobilizados pelo projeto da Concessionária Rota do Oeste desenvolvido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras municipais.

Para atingir o público-alvo, escolas, empresas e postos de serviço são visitados por agentes da PRF e pelo grupo de teatro infantil ‘Patrulha do Trânsito’, responsáveis por passar as mensagens sobre educação e responsabilidade no trânsito.

Nas escolas, as crianças do Ensino Fundamental ainda recebem um jogo educativo em que o desafio é percorrer a BR-163 em Mato Grosso sem desrespeitar as leis de trânsito e respeitando os biomas do Estado. O jogo de tabuleiro vem acompanhado de um dado e carrinhos e vence quem chegar primeiro em Sinop.

Para os motoristas profissionais, os agentes da PRF apresentam um vídeo e falam sobre os perigos da direção e como evitar acidentes. Entre os principais assuntos abordados estão o consumo de álcool e drogas ao dirigir, utilização de celular no trânsito; direção defensiva; jornadas de trabalho; respeito às leis de trânsito e utilização correta de itens de segurança em carros, motocicletas e caminhões.

Este ano o programa já passou por Várzea Grande, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Sinop, Sorriso, Rosário Oeste e Jangada e 17 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram das atividades. Somados aos participantes do Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran), são 30 mil pessoas envolvidas no projeto.

O gestor de Responsabilidade Social da Concessionária Rota do Oeste, Adherbal Silva, afirma que o compromisso da empresa vai além da manutenção do pavimento e envolve a construção de um trânsito melhor nas estradas e cidades que compõem a BR-163 Mato Grosso. “A transformação de uma realidade não está restrita a obras de duplicação, ela precisa integrar as todos os componentes do trânsito, principalmente as pessoas”.

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima