Com o objetivo de dar mais rapidez aos trabalhos de conservação e garantir melhores condições de tráfego e segurança aos usuários, a Concessionária Rota do Oeste vai colocar mais uma equipe para atuar no trecho de 174 quilômetros entre Rondonópolis e Cuiabá. A partir de agora serão quatro equipes, duas durante o dia e duas a noite, destacadas para restaurar o pavimento, principalmente no trecho entre Rondonópolis e o início da Serra de São Vicente.
A frente extra inicia os trabalhos na próxima segunda-feira (08), em meio ao feriado de Carnaval, com intervenções entre o Km 245 e km 260 da BR-364, região, e do km 280 ao km 290, próximo à Jaciara. Os trabalhos compõem um termo aditivo proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para solucionar os problemas de conservação no segmento de 174 km entre Cuiabá e Rondonópolis, com exceção da Serra de São Vicente. Assinatura deverá ocorrer nos próximos dias.
As primeiras intervenções, realizadas ainda em 2015, restauraram 42 quilômetros entre Cuiabá e a Serra de São Vicente, partindo do km 321,3 ao 278 da BR-364. Com os trabalhos sendo realizados parte no período diurno, os motoristas devem ter atenção para pontos que estarão operando no sistema pare/siga, em que somente um sentido trafega em intervalor de 15 minutos.
Paralelamente foram iniciadas as ações no segmento de Rondonópolis até a Serra. Neste trecho mais ao sul, as primeiras obras foram realizadas nas travessias urbanas de Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa e no distrito de Santa Elvira. Em dezembro, quando os trabalhos ainda estavam em andamento, o tráfego estava comprometido nestes pontos justamente pelas condições do pavimento. Registros do Centro de Controle Operacional da Concessionária apontavam 03 km de lentidão na travessia de São Pedro da Cipa no dia 10 de dezembro, por exemplo.
Com esta nova frente que será instalada, a Concessionária vai focar em três regiões consideradas mais críticas, que estão no início da Serra, saída norte de Rondonópolis e na “Pensão Seca”, localizada nas proximidades do quilômetro 290 da BR-364.
O diretor de engenharia da Rota do Oeste, Jackson Lisboa, explica que apesar dos esforços e dedicação empenhados, a ocorrência de chuvas nesta época e o tráfego intenso postergam a solução dos problemas. “Conhecemos e estudamos aquele trecho e estamos agindo da melhor forma possível, com equipamentos e pessoas trabalhando todos os dias. Mas somente depois das chuvas teremos um resultado considerado satisfatório”.
As atividades de conservação nos 174 quilômetros entre Cuiabá e Rondonópolis, com exceção da Serra de São Vicente, foram solicitados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em outubro de 2015 como alternativa para dar melhores condições de trafegabilidade ao trecho. Neste segmento, as obras de duplicação, manutenção e conservação são de responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que irá reassumir a conservação após o encerramento do contrato temporário da Rota do Oeste, a partir de julho de 2016.
Segurança e paciência
A decisão de ampliar as frentes de obra também para o dia foi tomada para dar celeridade ao processo. Porém, devido à intensificação no fluxo de veículos nesta época em que se realiza o escoamento da safra de soja, a concessionária vai reforçar a sinalização para evitar acidentes.
“Vamos ampliar a sinalização e os aviso sobre obras, mas os condutores também precisam redobram a atenção, reduzir a velocidade ao passar por trechos e obras e ter paciência para que o trabalho seja realizado e a tráfego liberado”, explica Jackson Lisboa.
O alerta é que, por ser uma rodovia de pista simples, a realização de obras requer a interdição parcial da via e a implantar operação de “Pare e Siga”, onde o tráfego é interrompido em dos sentidos, enquanto o outros passam pela pista que está liberada.
Confirma a programação de obras durante o Carnaval
Os trabalhos não vão parar durante o feriado. Neste trecho entre Rondonópolis e o começo da Serra de São Vicente, os trabalhos serão realizados entre o km 245 e km 260 da BR-364 e do km 280 ao km 290, próximo a Jaciara, região conhecida como Pensão Seca. Na sexta-feira (05), segunda feira (08) e quarta-feira (10). Nestes locais, as intervenções ocorrem durante o dia e durante a noite.
Também haverá trabalhos nesta sexta-feira no trecho de Jangada a Rosário Oeste, do km 479 ao km 540 da BR-364, e uma equipe na Rodovia dos Imigrantes, trecho da BR-070 que contorna Cuiabá e Várzea Grande.
No dia 06, sábado, e próxima segunda-feira (08), haverá equipe durante o dia na região norte do Estado, com recuperação do pavimento do km 507 ao km 592 da BR-163, entre Posto Gil (Diamantino) e Nova Mutum.