A Concessionária Rota do Oeste realiza obras de reforço da sinalização na Serra de São Vicente, entre o km 330 e o km 352 da BR-163/364, no sentido norte (Rondonópolis > Cuiabá). O serviço é desenvolvido em apoio ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), responsável pela manutenção no local. Os motoristas que passam pela região devem ficar atentos à sinalização e seguir as orientações repassadas pelas equipes de campo.
Atualmente, DNIT e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reguladora do contrato de concessão, atuam na transferência da responsabilidade pela manutenção no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá para a Rota do Oeste. Ao final do processo, conforme previsto em contrato, a obrigação será integralmente transferida para a Concessionária.
Entre as atividades realizadas pela Rota do Oeste para melhorar a segurança viária estão o reforço e readequação da sinalização horizontal e vertical, além das atividades de conservação da faixa de domínio com remoção da vegetação e limpeza da pista. A obras acontecem no período noturno, minimizando o impacto aos usuários.
Com relação à sinalização horizontal, a Concessionária está atuando no segmento desde o entroncamento com a BR 070 até o final da descida da Serra de São Vicente, porém no trecho mais sinuoso, entre o km 346 e o km 352, a técnica aplicada é em alto relevo, que funciona como um sinalizador para chamar a atenção do motorista quando é feita a mudança de faixa, que no caso, é uma manobra proibida para a região.
No segmento também serão 51 placas novas, alertando aos motoristas sobre os perigosos existentes na Serra e reforçando a necessidade de respeitar a sinalização para evitar acidentes nos locais considerados mais perigosos.
A conservação e limpeza da pista são importantes para prevenir queimadas e, consequentemente, a incidência de fumaça na pista, atrapalhando a visibilidade dos motoristas.
Quem for trafegar pela região em obras deve redobrar a atenção, reduzir a velocidade e seguir as recomendações e orientações repassadas pelos responsáveis pela obra.
Os usuários do trecho sob concessão da BR-163/364 podem obter informações atualizadas sobre as condições de tráfego por meio do 0800 065 0163, da Rota do Oeste, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.