Sinop tem formatura de 100 novos agentes mirins de trânsito

Cerca de 100 crianças, com idade entre 9 e 12 anos, de cinco escolas públicas de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) participaram na tarde desta terça-feira (6.12) do encerramento das atividades do projeto Agente Mirim Escolar (AME), realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito com apoio da Concessionária Rota do Oeste e outros parceiros. O evento ocorreu na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O gestor de Relações Institucionais da Rota do Oeste, Adherbal Vieira, destaca que o projeto é muito importante para promover a segurança no trânsito, especialmente nas travessias urbanas da BR-163. “Entendemos que as crianças são os futuros motoristas da rodovia e já começam aprender desde cedo as boas práticas no trânsito. Além disso, cobram dos adultos a conduta correta”.

Em 2016, o AME teve início em maio e no decorrer do ano atendeu alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Rodrigo Damasceno, EMEB Jurandir Liberino de Mesquita, EMEB Basiliano do Carmo de Jesus, EMEB Ana Cristina de Sena e Colégio Regina Pacis.

O programa tem o objetivo de ensinar os alunos sobre segurança no trânsito, com envolvimento direto e protagonizado. Em 2016, a iniciativa ampliou a participação das escolas nas questões ligadas ao trânsito, fazendo com que o tema se incorporasse à cultura e hábitos, passando a integrar a rotina escolar. O envolvimento dos pais no processo de educação para o trânsito, por meio de participação nas atividades escolares dos filhos, também esteve entre as metas.

Durante as ações, os alunos participaram de mobilizações nas ruas orientando os motoristas, pedestres e ciclistas a obedecerem e respeitarem a sinalização e as Leis de Trânsito. As atividades foram organizadas pelo Departamento de Educação Para o Trânsito – DET e pela Guarda Municipal de Trânsito.

Também são parceiros da iniciativa: Tiro de Guerra, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Diversidade Cultural, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Empresas Parceiras do AME.

Outros programas – Ainda com foco na segurança no trânsito, a Rota do Oeste realiza o projeto Rota Segura, Parada Legal e Safra Segura. As iniciativas reforçam aos usuários da BR-163 a importância das boas práticas de trânsito como forma de contribuir na formação de um ambiente seguro para se trafegar.

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Veja aqui as publicações relacionadas

Rolar para cima