Sobre
A Nova Rota
A Nova Rota do Oeste tem a concessão da BR-163/364 e Rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), trecho com extensão de 850,9 quilômetros. A principal missão da Concessionária é transformar o principal corredor de escoamento da produção agroindustrial do Centro Oeste, em uma rodovia cada vez melhor e mais segura.
Para isso, a empresa trabalha em projetos para ampliar a capacidade de tráfego (duplicação em alguns trechos), garantir a manutenção da rodovia, promover o atendimento operacional e desenvolver as comunidades cercadas pelas rodovias. Ao todo, 19 municípios estão compreendidos na extensão concedida, entre eles a Capital mato-grossense.
Inicialmente chamada Rota do Oeste, a Concessionária chegou em Mato Grosso em 2014 e assumiu a administração da rodovia em 20 de março de 2014, por meio de um contrato de concessão firmado com o Governo Federal. Após o enfrentamento de desafios, o controle da Concessionária foi adquirido pela MT Par, uma Sociedade de Economia Mista do Governo de Mato Grosso, passando então a ser a Nova Rota do Oeste, uma empresa mais forte e com todo o potencial que o Estado merece.
Nossa história
Linha do tempo
MT Par
Participações e Projetos
A MT Participações e Projetos S/A – MTPAR é uma sociedade anônima de economia mista e capital fechado, que tem como sócio majoritário o Governo do Estado de Mato Grosso, foi criada pela Lei Estadual nº 9.854, de 26 de dezembro de 2012 com intuito de auxiliar o Estado de Mato Grosso na realização das políticas de governo que envolvem investimentos públicos e privados em áreas prioritárias, tais como inclusão social, parques tecnológicos de inovação, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, habitação, saneamento, educação, meio ambiente, dentre outros.
A MTPAR atua no Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado de Mato Grosso, regido pela Lei 9.641/2011, como membro efetivo do Conselho Gestor de PPPs (CGPPP) e como Secretaria-Executiva do CGPPP; e também presta assessoria na co-criação de soluções, estruturação e viabilização de projetos de natureza público-privada aos órgãos e entidades estaduais e municipais.
Em consonância como Plano de Governo do Estado de Mato Grosso, a MTPAR tem trabalhado na execução de políticas de desenvolvimento e viabilização de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, especialmente as que contribuam para a atração de investimentos, redução das desigualdades regionais, a competitividade da economia, a geração de empregos e a inovação tecnológica. Possui como missão Mobilizar recursos e parceiros, públicos e privados, para atender às demandas estratégicas de governo na estruturação e viabilização de projetos sustentáveis.
Bem público, interesse coletivo, desenvolvimento socioeconômico sustentável, parceria com o setor privado, disponibilização de equipamentos e serviços públicos de qualidade ao cidadão, transparência, são todas essas premissas que norteiam o trabalho desenvolvido pela MTPAR
Investimento na BR-163
Obras
Com a repactuação do contrato de concessão da BR-163, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a BR-163 receberá R$ 7,5 bilhões em até 8 anos.
O TAC prevê a conclusão das obras previstas no contrasto original da BR-163 e alguns novos escopos de serviço:
- Duplicação de 442 quilômetros;
- Construção de 34 dispositivos de trânsito (trevos, diamantes e trombetas)
- 7 passarelas para pedestres
- Construção de 26 quilômetros de vias marginais
- Infraestrutura de fibra ótica em todo o trecho
- 499 câmeras de videomonitoramento
Obras concluídas
Prestando contas
Desde que chegou em Mato Grosso, a Nova Rota trabalha dia e noite com um único objetivo: levar o que há de melhor aos usuários da BR-163. Pelo caminho há muito o que fazer e olhando para trás muito já foi feito também.
Confira o que já entregamos para vocês!
Com foco na modernização e fortalecimento da tecnologia no trecho sob concessão, a Nova Rota trabalha na implantação de cabos de fibra óptica. Atualmente, as equipes atuam entre o km 640 e o km 690 da BR-163/MT, Em Lucas do Rio Verde.
Na região, também é feita a finalização da implantação de dutos e, simultaneamente, a instalação de caixas para o lançamento de cabos.
A manutenção da rodovia são serviços permanentes realizados em todo o trecho sob concessão para garantia de uma pista segura e confortável.
No trecho da BR-364, entre o km 211,30 e o km 343,80, de Rondonópolis a Serra de São Vicente, estão em andamento intervenções no pavimento, incluindo reparos emergenciais e localizados com fresagem e recomposição, além da substituição da base em pontos críticos. As atividades também estão em andamento no segmento de Várzea Grande a Rosário Oeste, do km 437 ao km 542, bem como na Serra da Caixa Furado, do km 544 ao km 572.
Com foco na revitalização da sinalização horizontal e a substituição dos balizadores em um trecho desprovido de canteiro, os trabalhos estão voltados para a região de Rondonópolis (km 202da BR-364/MT). Adicionalmente, os balizadores foram substituídos no trecho em obras em Jaciara (km 277,) e no ponto de transição entre a pista simples e a pista dupla, com o objetivo de assegurar a segurança dos usuários que transitam na área.
Outro ponto de atuação é a Rodovia dos Imigrantes (BR-070), onde está sendo feito serviços de reparo emergencial, abrangendo o trecho do km 496 ao km 524,00, em Cuiabá e Várzea Grande.
A duplicação da BR-163/MT foi retomada em julho de 2023 no trecho entre o km 507+100 ao 593+680, de Diamantino a Nova Mutum. Essa obra prevê a duplicação, recuperação da pista já existente, construção de canteiro central, acostamento e obras de arte para dar fluidez e garantir a segurança dos usuários. Em março de 2024, foi concluída a recuperação estrutural da pista existente e a implantação da sinalização horizontal até o km 522. Também foi executado o encaixe da pista duplicada com já existente. Iniciada a execução de dispositivos de drenagem superficial e a execução de hidrossemeadura no canteiro central.
Atualmente, são realizados os serviços de limpeza e remoção mecanizada da camada vegetal, entre o km 570 e o km 590, no sentido sul.
Dentro deste contexto, foi iniciada a terraplenagem entre o km 522 e o km 526, em Diamantino.
A adequação de parâmetros é realizada na BR-163, entre Itiquira (km 0) e Rondonópolis (km 130) ao sul de Mato Grosso. No local, foi iniciada a recuperação funcional, com a execução da fresagem contínua e recomposição do pavimento. Também está sendo realizada a adequação da plataforma e preenchimento do degrau existente no acostamento.
TAC
Termo de Ajustamento de Conduta
Após a inviabilidade de dar continuidade no contrato de concessão original, a Concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciaram uma tratativa para repactuar prazos de obras e o escopo de trabalho, chegando à assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 4 de outubro de 2022.
O documento com a repactuação das obrigações contratuais foi fundamental para a solução do contrato de concessão da BR-163/MT. Diante da nova realidade para cumprimento do contrato, foi possível a troca de controle acionário da, então Rota do Oeste, que passou a se chamar Nova Rota do Oeste após a MT Par assumir a demanda.
Inovação e Tecnologia
Evolução Constante
Maecenas dapibus metus sit amet felis cursus varius eu in ligula. Integer faucibus iaculis mollis. Aliquam est elit, hendrerit eu ipsum eget, ullamcorper lacinia risus. Curabitur sed est venenatis, ullamcorper mi finibus, fermentum enim. Ut ac turpis et nisi malesuada suscipit.
Quisque orci eros, iaculis et efficitur sit amet, porta non nibh. Sed molestie tortor quis neque facilisis, non rhoncus elit semper. Aenean varius vulputate diam. Aliquam est elit, hendrerit eu ipsum eget, ullamcorper lacinia risus. Curabitur sed est venenatis, ullamcorper mi finibus, fermentum enim. Ut ac turpis et nisi malesuada suscipit.
ESG na Nova Rota
Governança ambiental, social e corporativa
A Nova Rota do Oeste adota uma política de sustentabilidade robusta que se alinha com os princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança).
No âmbito ambiental, promovemos práticas sustentáveis e implementamos medidas para minimizar os impactos ambientais negativos do trecho sob concessão, como a adoção de práticas de gestão eficientes de recursos naturais, programas relacionados a eficiência energética, gestão de riscos e emergências ambientais, programas socioambientais e de preservação da biodiversidade, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente ao longo da rodovia.
Em relação ao aspecto social, a segurança viária e a preservação da vida dos usuários são prioridade, com a realização de programas, projetos e ações de educação no trânsito e de prevenção de acidentes.
Internamente a conscientização sobre direção segura e investimentos em programas de capacitação e bem-estar para as equipes garantem que todos estejam alinhados aos nossos valores organizacionais. Além disso, valorizamos as comunidades locais, buscando parcerias e iniciativas que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural/educacional das comunidades interceptados pela BR-163.
No que diz respeito à governança, rigorosos padrões éticos e de transparência são adotados em nossas operações, mantendo altos níveis de integridade e conformidade regulatória, além de promover uma cultura organizacional baseada na ética e na responsabilidade corporativa.
Essa abordagem holística da sustentabilidade demonstra o nosso compromisso com a criação de valor de longo prazo, tanto para nossos stakeholders quanto para o meio ambiente.