A frente fria que chegou em Mato Grosso pode trazer não só a queda da temperatura, mas também a formação de tempo nublado na BR-163. Os dados da Rota do Oeste apontam 18 ocorrências sob neblina registradas em 2019. O trecho sob concessão conta com região de serra e outros pontos próximos a rios, onde a formação de neblina é comum. Por isso, é preciso redobrar a atenção.
O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, explica que o nevoeiro é perigoso, pois limita as condições de visibilidade na rodovia, podendo afetar de forma grave as condições de tráfego. “Se não há como o motorista enxergar enquanto dirige, não tem como ele continuar trafegando e insistir na direção quando se está nestas condições, coloca a vida de todos os usuários em risco”.
A recomendação é que os condutores parem em local seguro até a neblina abaixar. A empresa possui 18 Bases fixas de Atendimento ao Usuário (SAU), disponíveis para dar apoio e receber o condutor, caso precise fazer alguma pausa na direção, em todo o trecho sob concessão. Ferreira acrescenta ainda que é importante que o motorista se programe e verifique as condições climáticas ligando para o 0800 065 0163, principalmente se a viagem for acontecer a noite ou no início da manhã.
Confira dicas de direção em casos de neblina
– Diminua a velocidade;
– Mantenha distância do veículo da frente;
– Nunca ultrapasse;
– Deixe os faróis em luz baixa;
– Pare em local seguro e espere o nevoeiro passar.